WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

23/11/2009 - Vera Holtz lê poesias para alunos do TIM ArtEducAção de Uberaba

Atriz visita oficinas do programa e presenteia alunos com leitura de escritores mineiros, em 25 de novembro

Na mesma data, a escritora Mercês Rocha, autora do livro Vera Holtz e família, ministrará oficina de leitura para qualificação de arteducadores da turma de contação de história

Na próxima quarta-feira (25 de novembro), alunos do TIM ArtEducAção de Uberaba receberão a visita especial da atriz Vera Holtz. A artista, intitulada a madrinha do projeto deste ano, visitará as oficinas do programa. À noite, presenteará os estudantes com a leitura de trechos da obra dos escritores mineiros Adélia Prado, Carlos Drummond de Andrade e Bartolomeu Campos de Queirós em palestra gratuita.

“O meu primeiro convite para ler em público foi feito pelo projeto. Achei a experiência fantástica. A poesia tem a capacidade de transformar num instante o olhar das pessoas, tornando aquele momento único”, comenta a atriz, que se diz uma admiradora do programa. Na ocasião, a escritora Mercês Rocha fará uma breve apresentação do livro Vera Holtz e família, lançado recentemente, cuja história conta a vida de familiares da atriz, natural de Tatuí, interior de São Paulo.

Em Uberaba, a escritora realizará também oficina de leitura para qualificação de professores e monitores da turma de contação de história, novidade do programa este ano. “Trabalharei entonação, interpretação e ritmo de leitura, por meio da decodificação de objetos, poemas e livros. A intenção é que os participantes sintam que o mundo está aberto a uma infinidade de leituras, a partir de sujeitos diferentes. Essa leitura viva servirá de base para o trabalho de contação de histórias, que poderá ser diferente a cada nova situação, encantando cada vez mais pessoas”, destaca Mercês.

Este ano, o programa completa sua nona edição em Uberaba, oferecendo 250 vagas para crianças e adolescentes de escolas públicas e conta com parceria da Prefeitura, por meio da Fundação Cultural de Uberaba, Secretaria de Educação e Centro Municipal de Educação Avançada Cairo Theodoro Baptista (Cemea Abadia). Além de contação de história, a iniciativa oferece aulas de arte circense, teatro, dança e reciclagem. Sobre o programa Com a meta de contribuir para o desenvolvimento intelectual de crianças e adolescentes da rede pública de ensino do Estado, o programa tem apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e patrocínio da empresa TIM.Este ano, vem sendo realizado em 12 cidades do interior de Minas Gerais: Araxá, Barbacena, Governador Valadares, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Poços de Caldas, Uberaba, Uberlândia, Varginha, Viçosa e Ubá.

"O TIM ArtEducAção possibilita o resgate da autoestima de crianças e adolescentes, usando as artes como agente transformador da realidade social e proporcionando novos horizontes e perspectivas de vida”, afirma o idealizador do programa e presidente da ONG Humanizarte, Marcelo Soares de Andrade. Os resultados na vida dos jovens envolvidos foram mensurados por pesquisas realizadas pela Universidade Federal de Viçosa durante cinco anos, cujos dados foram divulgados em 2008. A análise aponta que 91% das crianças e adolescentes participantes do programa melhoraram no relacionamento em casa e no desempenho escolar, e 90% dos arteducadores responderam que as oficinas trouxeram mudanças positivas para os alunos. 89% das famílias o consideram muito bom ou excelente e 96% das prefeituras das cidades envolvidas afirmaram que teve impacto positivo na vida dos estudantes.

O TIM ArtEducAção surgiu a partir da experiência de Marcelo Soares de Andrade no Centro Experimental de Artes de Viçosa, criado por ele há 15 anos para oferecer a alunos da rede pública de ensino oficinas artístico-pedagógicas de teatro, dança, artes plásticas, música e literatura. Desde 2001, o Programa conta com o patrocínio da TIM, que possibilitou sua expansão para outros municípios.

25/11 (quarta-feira)

Oficina de leitura

Ministrante: escritora Mercês Rocha

Tema: Ler, praticar entonação, recompor e interpretar

Horário: das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30

 

Vera Holtz lê trechos de Adélia Prado, Carlos Drummond de Andrade e Bartolomeu Campos de Queirós

Horário: 19h30

Local: Pátio Cultural, na Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães - Rua Alaor Prata, 317, Centro.

Aberto ao público

Pós-evento: Mercês Rocha fará sessão de autógrafos

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar