WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

12/05/2017 - Programação do 13 de maio terá homenagens, cortejo e missa especial

A Fundação Cultural de Uberaba está realizando os últimos preparativos para a programação especial em comemoração ao dia Treze de Maio, que celebra a Abolição da Escravatura. Os festejos terão início neste sábado, dia 13, e serão encerrados no dia 21 de maio.

Os festejos no dia 13 terão início às 8h com o tradicional encontro de Congadas, Moçambiques, Afoxés e Vilões, com a saída do fitão na Rua Tapajós, nº 59, no bairro Mercês. Eles seguem em cortejo pelas principais ruas da cidade e chegam por volta de 11h na Praça Santa Terezinha, onde acontece o pronunciamento do prefeito e autoridades. Logo depois, às 11h30, o público confere a apresentação Especial da Lions Big Band, com o Maestro Subtenente William.

A celebração continua às 12h com a missa em homenagem às Almas dos Cativos, rezado pelo Monsenhor Célio Pereira, com a apresentação do Coral Afro de Uberaba e a divulgação dos Festeiros 2018. Às 13h30 acontece a apresentação dos Ternos de Congadas, Moçambiques, Afoxés e Vilões, fechando a primeira parte das celebrações especiais.

Vale destacar que neste ano a programação presta homenagem a Teresinha de Oliveira, e aos já falecidos Frederico Cardoso Cunha, Sueli Helena (Tia Célia), Sônia Maria Vieira, Jorge Paulo dos Santos e Regina Helena dos Santos.

Ainda no dia 13 de maio, às 22h, haverá o tradicional Baile de Gala no Uberaba Tênis Clube, com a coroação dos Festeiros 2018 pelo prefeito e primeira-dama, Paulo Piau e Heloísa Piau. Quem anima o baile é a cantora Dri Ribeiro e banda, e as reservas de mesas podem ser feitas pelos telefones 99276-0511 (Taciana), 99637-5048 (Divania) e 98819-4450 (Evaldo).

A diretora de Ações Culturais e Assuntos Afro, Elisabete Cardoso, explica que neste ano, pelo fato da data cair em um sábado, a expectativa é receber um número bem maior de participantes. “Além dos grupos que já participam, neste ano vamos receber mais dois Ternos de Moçambique e dois Ternos de Congada de Uberaba que há muitos anos não dançavam e estão voltando, além de um novo grupo que vai estrear este ano. Também teremos a participação de grupos vizinhos, com um Moçambique de Araguari e outro de Uberlândia que conta com cerca de 250 integrantes”.

Segundo Elisabete, os festejos do Treze de Maio representam a identidade de um povo e sua universalização enquanto festejo e religiosidade. “O Treze de Maio não é somente a parte festiva, mas existe a parte religiosa que é o escudo respeitado por todos aqueles que participam”, destaca ela.

O presidente da Fundação Cultural, Antônio Carlos Marques, reforça que a valorização do Treze de Maio é de grande relevância para a preservação da nossa cultura. “Estas manifestações populares são fundamentais para preservação da memória coletiva de um povo. Quando as pessoas se encontram para demonstrar sua fé ou simplesmente celebrar de determinada forma estão se reconhecendo como herdeiros de uma cultura própria e comum. Em um país múltiplo e mesclado de etnias e culturas, não há como não nos reconhecermos em manifestações culturais tão puras e legítimas como os festejos do 13 de Maio”.

O encerramento das festividades acontecerá no dia 21 de maio, com a saída do Fitão da Igreja Nossa Senhora do Rosário às 12h. O endereço é Av. Reinaldo Boareto, no Conjunto Uberaba 1. O Fitão segue em direção ao Centro Étnico Sebastião Mapuaba, na rua Nílton Rosa Nunes, 11, bairro Elza Amui I, onde acontecerá a confraternização com os ternos de Congadas e Moçambique de Uberaba e Região.

Com realização da FCU por meio do Departamento de Cultura e Assuntos Afro, as celebrações também contam com o apoio da Câmara de Comércio, Indústria e Agropecuária Brasil – Moçambique, Conselho de Participação e Integração da Comunidade Afro Brasileira e a Associação de Congadas e Moçambiques Afoxés e Vilões de Uberaba (Acomavu).

Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar