WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

12/05/2017 - FCU lança o projeto fotográfico 100% Afro na programação do 13 de Maio

Cultura, retratos e experimentações pelo olhar artístico da fotógrafa Ruth Gobbo revelarão o novo projeto “100% Afro”, que será lançado ao público nesta semana durante as comemorações de 13 de Maio. As sessões fotográficas já tiveram início em Sacramento, no mês de abril, e na última semana em Uberaba, com a participação de modelos voluntários, e devem seguir até a mostra em novembro, marcando a Consciência Negra.

 
O desenvolvimento inicial, em primeiro momento, contou com estudo aplicado das artistas plásticas Leila Thiago e Marilese Pacheco, de Sacramento, que desenvolveram uma tinta especial e natural usada nas pinturas corporais dos modelos fotografados por Gobbo. Já as fotos realizadas em Uberaba, no Museu de Arte Decorativa, contaram com a parceria da artista plástica Rosalina Cardoso. 
 
A fotógrafa explica que o projeto possibilita o intercâmbio entre Brasil e África no resgate cultural das tribos que habitam o Vale do Omo, onde há séculos o baixo rio Omo, no Sudeste da Etiópia, é lar para oito tribos diferentes cuja população é de cerca de 200 mil pessoas. Assim, criam-se histórias com linguagem e visualidades, que despertarão a curiosidade e imaginação em um contive ao espectador para que seja “100% afro”.
 
O projeto já conta com um banco de imagens online possibilitando o compartilhamento do material através das redes sociais, com fotos já produzidas até o momento, lançado nesta semana pela Fundação Cultural em um perfil especial do Instagram @100afro.ruthgobbo, ferramenta onde os interessados em participar também poderão entrar em contato.
   
Por meio da obra, Ruth Gobbo pretende criar “retratos” conceituais aplicados em criações experimentais, com identidade real e essência absoluta. “Cada foto será capaz de se criar, tocar o público de forma única e se promover”, conclui a artista que faz o convite para as pessoas vivenciarem a experiência “100% Afro”.
 
A estudante de psicologia Yasmin Peralta, que participou como modelo fotografada nesta semana, conta que ficou entusiasmada em fazer parte do projeto. “É um empoderamento poder mostrar a beleza da nossa cor e da nossa origem. Me sinto negra e tenho orgulho disso, nossa identidade representa muito”.
 
Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar