WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

08/03/2017 - Museus atraem visitantes com exposições comemorativas aos 197 anos de Uberaba

As comemorações do aniversário de 197 anos de Uberaba continuam e diversas exposições temáticas seguem abertas ao público durante todo o mês de março nos museus da cidade. A programação, preparada pela Fundação Cultural (FCU), destaca a história e a cultura da cidade, com momentos históricos, a riqueza cultural e a importância da religiosidade na formação da sociedade local.

No Museu de Arte Sacra (MAS), localizado na Igreja de Santa Rita, a mostra “Santos de Devoção” traz imagens dos santos padroeiros dos bairros de Uberaba. Além de integrar a programação de aniversário da cidade, a exposição também faz parte das comemorações dos 30 anos do MAS. O museu é aberto ao públicode terça a sexta, das 12h às 17h30, e sábado das 8h às 11h30.

Amostra “Raízes de Uberaba”, exposta na Galeria de Arte Raquel Machado da Casa da Cultura – sede da FCU, traz a riqueza do artesanato e objetos e símbolos da cultura popular em Uberaba, como a Catira, Congados e Moçambique, Afoxé e Vilões, Folias de Reis, Capoeira e Hip Hop. A visitação é de segunda a sexta, das 8h às 17h30, e a entrada é gratuita. A Casa da Cultura fica na Praça Rui Barbosa, nº 356.

No Memorial Chico Xavier está em cartaz a exposição "Entre Memórias e Histórias", falando sobre os bens tombados e registrados do Patrimônio Histórico e Cultural. O endereço é Av. João XXIII nº 2011, Parque das Américas, e o horário de visitação é de terça a domingo, das 13h às 18h. A entrada é gratuita.

Outra mostra no roteiro cultural é o acervo do Museu de Arte Decorativa(MADA), que fica na rua Maria de Lourdes Melo Coli, nº 100, no Residencial Abel Reis. A visitação é gratuita e o museu é aberto de terça a sexta, das 12h às 17h30, e sábado das 8h às 11h30.
 
Já na Galeria de Arte Anatê, da Biblioteca Municipal, os visitantes podem conferir a exposição “Orixás de Devoção – a herança da religiosidade de matriz africana em Uberaba”. O espaço é aberto ao públicode segunda a sexta, das 7h15 às 21h45, e aos sábados da 7h15 às 16h45. A Biblioteca fica na rua Alaor Prata, nº 317.

O Centro Cultural José Maria Barra também é local de visitação com a mostra fotográfica “Retratos de Uberaba – um breve olhar sobre a cidade”, de Francisco Marques Reis. A exposição está na área externa do Centro Cultural José Maria Barra, com as fotos dispostas nos platôs do entorno do teatro.

Por fim, a Superintendência do Arquivo Público de Uberaba também integra a programação de exposições exibindo a mostra fotográfica “Imagens de Uberaba”, com fotos antigas da cidade e documentos manuscritos do século XIX. O acervo pode ser visitado na praça Dr. José Pereira Rebouças, 650 - Boa Vista, e o horáriode funcionamento é de segunda a sexta, das 9h às 17h.
 
Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar