Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Fundação Cultural

28/12/2016 - Orquestra Municipal de Uberaba consolida trabalho com concertos e formação da Orquestra Jovem

Depois de uma luta de mais de 50 anos, a Orquestra Municipal de Uberaba iniciou oficialmente seus ensaios e apresentações no segundo semestre de 2016. Desde os primeiros ensaios, em agosto, o grupo tem evoluído no intuito de obter sua própria identidade e sua marca sonora. Com um repertório que valoriza a música brasileira, seja ela erudita ou popular, com ênfase nos compositores uberabenses e regionais, a Orquestra Municipal realizou seu concerto inaugural no dia 4 de novembro com grande sucesso de público.


A partir de então, com seu repertório pronto, a Orquestra já se apresentou na Concha Acústica, Teatro Municipal Vera Cruz, Memorial Chico Xavier, Museu de Arte Sacra, Museu de Arte Decorativa, e na Casa da Cultural, além da Catedral Metropolitana,Igreja de São Domingos, Mosteiro da Glória, Prefeitura Municipal e na Praça Rui Barbosa. Foram mais de 12 apresentações especiais somente no segundo semestre de 2016, consolidando o sucesso com o prestígio do público.


O decreto nº 5.076, que regulamenta a lei municipal n º 11.174/2011, que “cria a Orquestra Municipal de Uberaba”, foi publicado em novembro de 2015, e a implantação oficial da Orquestra foi feita com recursos da Fundação Cultural, por meio da Lei de Apoio ao Artista, que possibilitou o pagamento dos músicos.


A Orquestra, composta por cordas e percussão, tem o objetivo de levar à população uberabense e da região a música orquestral – clássica e popular brasileira – e a valorização dos compositores uberabenses. Além de atuar efetivamente para a difusão da arte musical e na preparação e realização de apresentações e concertos, a equipe tem ainda a missão de formar profissionalmente os futuros músicos uberabenses.


Isso se dá através da Orquestra Jovem da FCU, onde jovens alunos fazem aulas com os músicos e professores da Escola de Cultura e Arte de Uberaba (Ecau). As aulas acontecem gratuitamente no Palacete dos Borges, que fica na rua Tristão de Castro, no e CEU das Artes, no Residencial 2000. Os alunos integrantes da Orquestra Jovem também se apresentam nesta quinta, na Paróquia de São Geraldo Magela.


Sobre a Orquestra Jovem, o maestro da Orquestra Municipal, Eliézer Thiago, explica que o trabalho começou em março de 2015 e já mostra grande evolução dos alunos. “A princípio eram feitas peças didáticas, pois os alunos estavam começando, e hoje a gente já pega arranjos prontos e peças que outros compositores compõem para a formação, pois os alunos já correspondem com os graus de dificuldade. Musicalmente o trabalho da Orquestra Jovem é muito interessante e tem cumprido seu papel, e essas apresentações que temos feito têm dado muita experiência a esses novos instrumentistas”, destaca ele.


Já quanto à Orquestra Municipal, o maestro conta que a equipe tem se dedicado essencialmente à música brasileira, seja ela popular ou erudita. “Também tocamos músicas de concerto europeias, mas o nosso foco realmente são os compositores brasileiros. Esta formação da Orquestra Municipal tem apenas três meses, está desenvolvendo sua própria linguagem e suas características sonoras, e isso se consegue com o tempo. Mas é visível agrande evolução ao longo desse pequeno tempo.”, finaliza ele.

Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub