WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

26/12/2016 - Programação do Cantos e Encantos de Natal termina nesta sexta com Banda do 4º BPM

Após duas semanas de Feira de Artesanato, Mostra de Corais e diversas atrações culturais gratuitas, a programação do Cantos e Encantos de Natal da Praça Rui Barbosa faz sua festa de encerramento nesta sexta-feira (23). Às 18h o público terá a apresentação da Banda do 4º BPM, seguida do show de Charles Jr e Banda às 20h.


Já no palco da Arthur Machado, que está montado na esquina com a Avenida Presidente Vargas, quem fecha a programação do palco especial é a Banda BQuatro, a partir das 19h30. A realização do evento é da Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural, em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais, Associação Centro Forte e CDL.


A Banda de Música de 5ª Região de Polícia Militar foi instalada em Uberaba em meados do ano de 1909, realizando apresentações ao público em Uberaba e em outras cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Foi a primeira banda militar do interior mineiro a ter em sua regência um oficial músico, o então Tenente Moacir Pereira (in memorian), que muito contribuiu para a cultura da banda de música.


Em 2001, o grupo foi a primeira banda de música da PMMG a gravar um CD e no ano de 2009, em seu centenário, gravar um DVD. No dia 6 de janeiro de 2010 a Banda de Música foi tombada pelo Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau) e hoje é um Patrimônio Cultural Imaterial de Uberaba.


Hoje, denominada Banda da Música da 5ª RPM e sob a regência do 2º Tenente QOR Neoclides Santos, a banda é composta por 23 militares que tem como objetivo a divulgação da cultura musical em nossa região, além de funcionar como instrumento de marketing institucional e como força de apoio operacional.


Vale lembrar que a Feira de Artesanato segue funcionando das 14h às 20h na praça Rui Barbosa, reunindo produtos de cerca de 50 artesãos.O público pode encontrar opções em tecido, como toalhas, bordados e tapetes, além de doces, licores, artesanatos em jornal, madeira, quilling, crochê, brinquedos pedagógicos e artigos decorativos. É uma oportunidade de adquirir presentes e enfeitar a casa para as festividades natalinas, valorizando a arte, a cultura e os artesãos locais.

Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar