WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

21/12/2016 - Fundação Cultural oficializa decreto de tombamento da Fazenda Cassu

O presidente da Fundação Cultural, Antônio Carlos Marques, esteve com o prefeito Paulo Piau na tarde desta terça-feira (20) para a assinatura do decreto de tombamento municipal da sede da Fazenda Cassu, que agora passa a ser patrimônio histórico tombado de Uberaba. Ela é uma das primeiras propriedades criadoras de Zebu do século XIX na região do Triângulo Mineiro e está localizada na BR 050, saída para Uberlândia.

Na ocasião, Paulo Piau destacou que este tombamento tem grande importância para preservar a nossa memória, nossa história e nosso patrimônio arquitetônico. “É Uberaba participando da história do país. Se cada município preservar sua história, estamos preservando a história do nosso povo. E para nós tem um valor muito especial, que é colocar Uberaba no mapa turístico, pois sem dúvida nenhuma é uma propriedade histórica. Ali tem a história do Induberaba e do gado Zebu, que é uma marca muito grande para a nossa cidade”, comentou.

O presidente da FCU, Antônio Carlos Marques ressaltou que este tombamento é um importante destaque nas ações do Setor Municipal de Patrimônio Cultural (Sempac). “O dossiê da Cassu será anexado ao relatório do Patrimônio Histórico, que contabiliza mais pontos para Uberaba no ICMS Cultural”, explicou ele. O decreto deve ser publicado na próxima edição do Porta Voz.

Antônio Borges de Araújo, primeiro proprietário da Cassu, comprou no Rio de Janeiro o touro Lontra, que se tornaria famoso e legendário, considerado por muitos o primeiro zebu a entrar em Uberaba. Com o sucesso da adaptação do gado no Triângulo Mineiro, a pecuária desenvolveu-se de forma extraordinária. José Caetano Borges, filho de Antônio Borges de Araújo, prosseguiu com o legado de seu pai, fez da Fazenda Cassu palco de negociações e propagação do boi de raça indiana. Possibilitou e efetivou o desenvolvimento e a expansão deste, por todo o território nacional.

A história da propriedade está diretamente ligada à história do gado zebu em Uberaba. Em 1906, a Fazenda Cassu, importou um lote de 46 animais da raça zebu da Índia e, neste mesmo ano, inaugurou nesta propriedade a primeira exposição de gado de caráter particular. Os uberabenses tornaram-se os maiores importadores brasileiros de gado zebu e os principais selecionadores das raças zebuínas no país. 

José Caetano Borges, por volta de 1926, apresentou um touro reprodutor desenvolvido na Cassu, considerado na época como uma nova raça, o Induberaba. Este feito de Caetano Borges é um marco na história do zebu, pois pode-se dizer que nasceu ali o melhoramento genético de animal bovino. A saga da raça zebuína ajudou a projetar nacionalmente o nome de Uberaba, que ficou conhecida como a “capital do Zebu” em virtude do pioneirismo na criação do gado indiano e de sua exposição.

A propriedade é considerada protagonista essencial nos momentos clássicos e definitivos da história da pecuária zebuína, marcando efetivamente o início das exposições agropecuárias de Uberaba, produzidas pela ABCZ.

O tombamento da Fazenda Cassu fundamenta-se no contexto do surgimento do Zebu ao mesmo tempo da Fazenda Cassu que, juntos marcam um período importante do desenvolvimento de Uberaba, nos aspectos sociais, econômicos e culturais. O dossiê de tombamento servirá como instrumento de reconhecimento da fazenda como bem de valor histórico e arquitetônico, visando à conservação da edificação e suas características singulares.

Luiza Carvalho – Jornalista

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar