WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

19/12/2016 - Banda do 4º BPM se apresenta no Cantos e Encantos de Natal da Praça do Quartel

A programação do Cantos e Encantos de Natal deste domingo (18) é especial e será na Praça do Quartel, a partir das 20h. A noite será aberta com a Banda do 4º BPM, sob regência do 2º Tenente Neoclides Santos. Logo depois é a vez do Coral Cidade de Uberaba, regido por Marly Gonçalves e o encerramento será com Niltinho Paiva, cantando MPB. A realização do evento é da Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural, em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais.


A Banda de Música de 5ª Região de Polícia Militar foi instalada em Uberaba em meados do ano de 1909, realizando apresentações ao público em Uberaba e em outras cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Foi a primeira banda militar do interior mineiro a ter em sua regência um oficial músico, o então Tenente Moacir Pereira (in memorian), que muito contribuiu para a cultura da banda de música. Em 2001, o grupo foi a primeira banda de música da PMMG a gravar um CD e no ano de 2009, em seu centenário, gravar um DVD.


No dia 6 de janeiro de 2010 a Banda de Música foi tombada pelo Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau) e hoje é um Patrimônio Cultural Imaterial de Uberaba.


Hoje, denominada Banda da Música da 5ª RPM e sob a regência do 2º Tenente QOR Neoclides Santos, a banda é composta por 23 militares que tem como objetivo a divulgação da cultura musical em nossa região, além de funcionar como instrumento de marketing institucional e como força de apoio operacional.


Quem também se apresenta neste domingo é o Coral da Cidade de Uberaba, grupo que tem como objetivo promover o enriquecimento cultural do município e a divulgação da música coral, desenvolver o estético e as possibilidades da autorrealização, autoestima e disciplina dos seus integrantes, além da importância nos aspectos físico, moral e social. A prática do canto coral visa a incrementar a qualidade das experiências artísticas e culturais de seus participantes e, ainda, encorajar técnicas de ensaio que levem à aquisição do mais alto nível de musicalidade e execução artística.


E logo depois do Coral Cidade de Uberaba quem sobe ao palco é o músico Miltinho Paiva, trazendo no repertório o melhor da Música Popular Brasileira.


A programação do Cantos e Encantos de Natal segue até o dia 23 de dezembro com apresentações de corais, bandas e músicos no coreto da Praça Rui Barbosa e na escadaria da Catedral no final da tarde. A partir do dia 19 haverá atrações culturais em um palco especial na Rua Arthur Machado, na esquina com a Avenida Presidente Vargas.


Para conferir a programação diária com todas as atrações do Cantos e Encantos de Natal, basta acessar a agenda online do site da Fundação Cultural: www.culturauberaba.com.br.
 
Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar