WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

16/12/2016 - Casa da Cultura recebe a posse da Associação das Folias de Reis nesta sexta

A Casa da Cultura, sede da Fundação Cultural na Praça Rui Barbosa, vai receber nesta sexta-feira (16) foliões de Santos Reis e membros da sociedade para a posse oficial dos membros da Associação das Folias de Reis de Uberaba. A solenidade será às 19h e é aberta ao público.


O presidente da Fundação Cultural, Antônio Carlos Marques, destaca que a reativação da Associação, que foi criada em 1995, é um grande passo para as Folias de Reis. “Com esta organização, os grupos estarão mais aptos a participar de editais de incentivo para a captação de recursos, além de unir ainda mais os grupos em torno das festividades populares”, explica ele.


A diretoria da Associação é formada pelo folião José Eustáquio Secundino no cargo de presidente, Patrícia de Santa Fé como primeira vice-presidente e José Aleixo como segundo vice-presidente. A diretoria é composta, ainda, pelas secretárias Maria Aparecida Rodrigues Manzan e Izilda Ribeiro, Agnaldo Silveira (vereador eleito) e Antônio Venâncio na Tesouraria, Paulo de Carvalho e Eurípedes Miguel de Morais na Direção Social, Isabel Minaré e Manuel de Nazaré na Direção de Comunicação, e Gilberto Andrade Resende, Antônio Carlos Marques e Gaspar dos Reis no Conselho deliberativo.


A primeira reunião foi no final de outubro e apresentou a comissão responsável e os membros da associação com o conhecimento de todos os interessados. Em setembro, a Prefeitura de Uberaba e Fundação Cultural publicaram no Porta-Voz o decreto que homologa o registro da manifestação como Patrimônio Cultural Imaterial de Uberaba.


O decreto lembra, dentre outras coisas, o valor histórico e cultural das Folias, e que “a proteção por meio de registro da manifestação cultural, não só reconhecerá esses valores como também proporcionará a busca pela sua salvaguarda que simboliza o ato da celebração de grupos importantes para o município”.


Em relação à salvaguarda, vale lembrar que a Fundação Cultural, por meio da equipe do Setor Municipal de Patrimônio Cultural (Sempac), está realizando desde 2015 o processo de inventário das Folias de Reis de Uberaba, que consiste na catalogação das companhias existentes utilizando registros fotográficos, filmagens e entrevistas, que revelarão detalhes importantes como o tempo que as companhias foram formadas, a quantidade de integrantes e a história de cada grupo.


A estimativa é que Uberaba possui cerca de 160 companhias de Folia de Reis, sendo a cidade mineira com mais grupos registrados da manifestação cultural. Com o processo de inventário e salvaguarda, as folias deverão ser inscritas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio imaterial do Brasil.

Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar