WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

18/11/2009 - Semana tem vasta programação em homenagem à cultura afrodescendente - Programação

Em virtude das comemorações do "Dia da Consciência Negra", na próxima sexta-feira (20), será promovida uma vasta programação, fortalecendo princípios e importância dos afrodescendentes no país e em Uberaba. O evento será promovido pelo Conselho Afro de Uberaba, em parceria com a prefeitura. No dia da comemoração estão previstas inúmeras atividades, envolvendo educação, esporte e saúde.Entretanto, o trabalho de conscientização já acontece antes mesmo da data da celebração. As atividades do "Dia da Consciência Negra" já começaram. Durante toda a semana, as escolas municipais estão promovendo ações para uma maior interação dos alunos com este tema.

Na semana passada foram entregues aos diretores kits educacionais. Segundo diretora do Departamento Cultural da Secretaria de Educação, Maria Edilene Leal, o trabalho de conscientização com alunos sobre as comunidades afrodescendentes acontece todo ano, junto às disciplinas escolares. "Na semana que acontece a comemoração é reforçado o que já foi passado. Isso será feito através dos kits que entregamos às escolas, oriundos do Ministério da Cultura e da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos. Os professores irão trabalhar junto aos alunos a importância do negro na sociedade, avanços que a cultura afrodescendente conseguiu, lideranças, dificuldades, entre outras abordagens", explica Edilene.

Os kits são formados por dois documentários sobre a consciência negra, contendo assuntos como "O Negro e dança" e "A voz dos quilombos", além de uma cartilha educativa ilustrada com informações sobre o ferido do dia 20 de novembro - Dia do Zumbi - elaborada e revisada pelo Arquivo Público. O material de trabalho é desenvolvido através de discussões em palestras que foram propostas para serem realizadas nas escolas. No dia da celebração, as festividades serão realizadas pela manhã, das 8h30 às 12h, na Praça Zumbi.

Dentre as atrações estão: corrida rústica, torneio de xadrez, apresentação de capoeira, dança e atrações musicais. As inscrições para as competições esportivas poderão ser realizadas no site www.uberaba.mg.gov.br. A comemoração é uma realização das secretarias de Governo, de Educação, de Meio Ambiente e de Esporte e Fundação Cultural. Além disso, serão entregues ao público mudas nativas de quilombos. A equipe do programa de saúde Hiperdia estará presente dando enfoque a informações e prevenção de doenças comuns na raça negra, como a hipertensão, diabetes e anemia falciforme. Comércio - O "Dia da Consciência Negra" é um feriado municipal, instituído através da lei de n° 10.678, do dia 3 de dezembro, pelo vereador Tony Carlos e pela ex-vereadora Marilda Ribeiro. Uberaba está entre os mais de 360 municípios nacionais que instituíram a data como feriado municipal.

A lei prevê que o dia 20 será feriado municipal e a folga dos funcionários é obrigatória. Porém, o feriado ainda gerou revolta entre os comerciantes, pois seria mais um dia de paralisação do comércio de rua. De acordo com o assessor de gabinete da Prefeitura Municipal de Uberaba, Adriano Leal, o comércio nem sempre sai perdendo com o feriado, por exemplo, a movimentação do Shopping triplica nestas ocasiões, os supermercados também aumentam a circulação de comerciantes e, além disso, os comerciantes voltados para o lazer também têm um ótimo faturamento. "Esta retaliação do comércio em relação ao feriado da Consciência Negra pode ser considerada um forma de preconceito", afirma Leal.

Fonte Geórgia Santos - Jornal de Uberaba

 

PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DA CONSCIENCIA NEGRA

20 DE NOVEMBRO

LOCAL: Av. Presidente Getúlio Vargas

9h manhã – Início

PROGRAMAÇÃO- 9h– Execução do Hino Nacional Brasileiro e o Hino do Dia da Consciência Negra à Negritude

9h10min – Apresentação do Grupo de Capoeira Águia Branca – Direção Mestre Café

9h25min – Apresentação de Danças Afro - Grupo Guig-Gueto – Coordenação Professora Cristina Gonçalves.

9h40min – Declamação do Poema Navio Negreiro do Poeta Castro Alves – Apresentação e Direção: Jota Cláudio.

9h50min – Apresentação do Terno de Congada Zumbi dos Palmares.

10h – Início da corrida rústica “Zumbi dos Palmares” – Coordenação Secretária de Esporte e lazer.

10h10min – Apresentação de Hip-Hop com a Coordenação de Toi.

10h20min – Apresentação do Cantor e Compositor “Peixinho” – Show Acústico.

10h40min – Apresentação do Grupo de Dança Epa Milsic. Danças Afro – Coordenação de Emerson e Heloisa

10h50min – Apresentação de Maculelê Dança e Luta de Guerra – Centro Cultural de Capoeira – “Águia Branca” – Coordenação Mestre Café.

11h10min – Apresentação de Dança e Música Afro pelos Alunos do PROETI

11h20min – Apresentação do Show Aquarela do Brasil – Direção: Coreógrafo Waldir Assis

11h30min – Premiação dos Atletas que participaram da Corrida Rústica “Zumbi dos Palmares”

11h40min – Saudação do Sr. Prefeito exaltando a importância da Raça Negra na Construção do Brasil.

11h50min – Apresentação do Cantor Marcelo Thaynara – Show Acústico

12h10min – Show Musical do Grupo “Samba é a nossa cara” de Uberaba.

PROMOÇÃO: PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA

ORGANIZAÇÃO: SECRETARIA DE GOVERNO - FUNDAÇÃO CULTURAL - SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE-  SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA e SECRETARIA DE ESPORTE

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar