WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

30/11/2016 - Memorial Chico Xavier inaugura instalação fotográfica “Sinta Congada e Moçambique”, de Ruth Gobbo

A Fundação Cultural vai inaugurar nesta quarta-feira (30) às 20h, no Memorial Chico Xavier, a exposição “Sinta Congada e Moçambique”, que fechará o calendário oficial das comemorações culturais do Dia Nacional da Consciência Negra. O espaço fica na av. João XXIII, 2.011, Parque das Américas, e está aberto para visitação gratuita de terça a domingo, das 13h às 18h. A inauguração da mostra fotográfica é aberta ao público.

 
A instalação retrata a expressão cultural e inova com a experiência sensorial que reúne vídeo, som, Congada e Moçambique a partir de imagens documentadas pela fotógrafa Ruth Gobbo. Na Galeria de Exposições temporárias, cenografia e efeitos sonoros vão criar ambiente de imersão, como se o visitante estivesse participado do movimento popular – documentados pela artista em 2015 e 2016. “A experiência revela à alma a noção do ritmo, aguça o comum acordo dos sentidos - audição, tato e visão, segundo a fotógrafa.
 
“Gosto de instalações para fotografia documental. Por mais que seja um registro, tem que ir além, mostrar o sentimento do autor ao fazer a captura. Cada foto é uma experiência única. O tema traz o colorido da fé celebrada em canto e dança. Por isso, aguçar os dois sentidos - tato e audição, para depois revelar a visão. Inicialmente, espero que seja uma experiência de sensibilidade ao espectador, para que possa compreender, ao final, o chamado ao respeito e cuidado da cultura popular”, explica Ruth Gobbo.
 
As imagens serão exibidas de forma aleatória, independentes de sequência temporal e dispostas em labirinto que darão a dimensão de estar nos ternos de Congada e Moçambique. Closes em rostos dialogarão com os visitantes, ressaltando a escala do som e instigando a reação de cada um que passa pela instalação.
 
Fotógrafa e jornalista, Ruth Gobbo é mineira natural de Sacramento. Desde muito cedo esteve ligada as áreas artísticas – dança, teatro, pintura e música, mas foi na fotografia que encontrou sua forma de expressão onde imprimiu a fusão das vivências artísticas. O fascínio pela cultura afro a acompanha desde sempre.
 
Seus acervos contam com imagens da América do Sul/ Norte e continente Africano, com destaque para o líder Nelson Mandela, com respectivas publicações, incluindo projeto BrazillianEyes, em Miami, Fl/ EUA. Há três anos, a fotógrafa assentou morada em Uberaba enriquecendo o olhar fotográfico da cidade, através da Fundação Cultural e serviços particulares prestados para Uberaba e região pelo Ruth Gobbo Studio Photo.
 
Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar