WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

24/11/2016 - Orquestra Municipal e Orquestra Jovem realizam concerto na Paróquia de São Geraldo Magela

A Orquestra Municipal de Uberaba e Orquestra Jovem vão se apresentar nesta quinta-feira (24), a partir das 19h30, na Paróquia de São Geraldo Magela, que fica na rua Francisco Munhoz Lopes, 355, no bairro Alfredo Freire. Com repertório clássico, popular e folclórico, o concerto vai celebrar a inauguração do presépio e da decoração interna de Natal da Paróquia. A realização da apresentação é da Fundação Cultural e a entrada é franca.


A Orquestra, composta por cordas e percussão, tem o objetivo de levar à população uberabense e da região a música orquestral – clássica e popular brasileira – e a valorização dos compositores uberabenses. Além de atuar efetivamente para a difusão da arte musicale na preparação e realização de apresentações e concertos, a equipe tem ainda a missão de formar profissionalmente os futuros músicos uberabenses.


Isso se dá através da Orquestra Jovem da FCU, onde jovens alunos fazem aulas com os músicos e professores da Escola de Cultura e Arte de Uberaba (Ecau). As aulas acontecem gratuitamente no Palacete dos Borges, que fica na rua Tristão de Castro, no e CEU das Artes, no Residencial 2000. Os alunos integrantes da Orquestra Jovem também se apresentam nesta quinta, na Paróquia de São Geraldo Magela.


Sobre a Orquestra Jovem, o maestro da Orquestra Municipal, Eliézer Thiago, explica que o trabalho começou em março de 2015 e já mostra grande evolução dos alunos. “A princípio eram feitas peças didáticas, pois os alunos estavam começando, e hoje a gente já pega arranjos prontos e peças que outros compositores compõem para a formação, pois os alunos já correspondem com os graus de dificuldade. Musicalmente o trabalho da Orquestra Jovem é muito interessante e tem cumprido seu papel, e essas apresentações que temos feito têm dado muita experiência a esses novos instrumentistas”, destaca ele.


Já quanto à Orquestra Municipal, o maestro conta que a equipe tem se dedicado essencialmente à música brasileira, seja ela popular ou erudita. “Também tocamos músicas de concerto europeias, mas o nosso foco realmente são os compositores brasileiros. Esta formação da Orquestra Municipal tem apenas três meses, está desenvolvendo sua própria linguagem e suas características sonoras, e isso se consegue com o tempo. Mas é visível agrande evolução ao longo desse pequeno tempo”.


Vale destacar que o próximo concerto da Orquestra Municipal de Uberaba será natalino e acontecerá no Museu de Arte Sacra, no dia 2 de dezembro a partir das 19h30. A apresentação será com o Coral Cidade de Uberaba e a entrada é gratuita.

Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar