WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

19/11/2016 - Domingo na Concha comemora Dia da Consciência Negra

O próximo Domingo na Concha será especial em comemoração ao Dia da Consciência Negra. O evento, que vai das 11h às 14h na praça da Concha Acústica, apresenta show especial com Peixinho, Marcelo Taynara, Erlei Diamante, Dri Ribeiro, Tito Rios, Pedro Pio, Aracelle Fernandes, Black Pantera e Leo Palhares, em um show com repertório especial que promete animar o público. A realização é da Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural.


Comemorado há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, a data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional e o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.


Com a redemocratização do Brasil e a promulgação da Constituição de 1988, vários segmentos da sociedade, inclusive os movimentos sociais, como o Movimento Negro, obtiveram maior espaço no âmbito das discussões e decisões políticas. A lei de preconceito de raça ou cor (nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989) e leis como a de cotas raciais, no âmbito da educação superior, e, especificamente na área da educação básica, a lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira, são exemplos de legislações que preveem certa reparação aos danos sofridos pela população negra na história do Brasil. Em Uberaba, o Dia da Consciência Negra está amparado pela Lei municipal 11.523/13.


“O Dia da Consciência Negra é oportunidade para reaprendermos a história e a cultura negra. A criação desta data foi importante para o momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo negro na formação da cultura nacional, e vamos celebrar o Domingo na Concha valorizando nossos artistas e com músicas de grandes intérpretese compositores negros”, destaca o presidente da Fundação Cultural, Antônio Carlos Marques.


Programação
Além do Domingo na Concha especial, no dia 20, no Centro Étnico, o Conselho Afro de Uberaba realiza reunião a partir de 12h com atrações ao público, e na oportunidade será empossada a diretoria do Conselho Municipal de Igualdade Racial. O endereço é rua Nilton Rosa Nunes, 11 – Elza Amuí.

Já no dia 26 de novembro, o CEU das Artes recebe o evento “Consciência Negra – igualdade não tem cor”, a partir das 14h. Na programação está Empoderação das Pretas, a palestra “Religião Matriz Africana e a intolerância religiosa”, com Ya Bia Ti Osumare, e apresentações de teatro, congo e capoeira com Tambor de Criola. O público também poderá participar da oficina de turbantes e aproveitar apresentações de Hip Hop e show do cantor Marcelo Taynara.


A programação da Consciência Negra encerra com a inauguração, no dia 30 de novembro, da mostra sobre Ternos de Congo e Moçambique da fotógrafa Ruth Gobbo, no Memorial Chico Xavier. A abertura oficial será às 20h, com entrada gratuita.
 
Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar