Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Fundação Cultural

17/11/2016 - Fundação Cultural divulga programação especial do Dia da Consciência Negra

O feriado da Consciência Negra, neste dia 20 de novembro, será marcado por programação especial que se estenderá até o final do mês. As ações da Fundação Cultural tiveram início com a abertura das exposições "Varal de Corpos – Inclusão", da fotógrafa Ruth Gobbo, e "Mulher, coragem e força: Carolina Maria de Jesus", que estão abertas para visitação na Biblioteca Municipal.
 
Nesta sexta (18), às 19h, acontece a inauguração da exposição “Consciência Negra: Suor e Trabalho”, do artista Eduardo Lima, e simultaneamente a inauguração da exposição ONGUSU - Retratos de EmpoderAção, da fotógrafa Renata Reis. A palavra ONGUSU significa força na língua Umbundu, um dos idiomas de Angola, África. Através dessa palavra, busca-se a conexão com as origens.
 
A exposição de Renata Reis é parte resumida do projeto que teve início esse ano em Uberaba, que consistiu em sessões fotográficas de apenas 15 minutos, de 30 mulheres, onde é captada a essência de cada retratada. As exposições serão inauguradas na Galeria de Artes da Fundação Cultural de Uberaba, na Praça Rui Barbosa, 356. A entrada é gratuita e a visitação é de segunda a sexta, das 8h às 18h.
 
No sábado (19), a partir das 22h, acontece o baile da Consciência Negra, que será no salão de festas da Unidade de Atenção ao Idoso (UAI), na Av. Leopoldino de Oliveira, 1254 – Parque do Mirante.
 
O Domingo na Concha do dia 20 também será especial. O primeiro show será com Gustavo Achcar e logo depois o segundo show é em comemoração ao Dia da Consciência Negra, com Peixinho, Marcelo Taynara, Erlei Diamante, Noel do Carmo e outros cantores negros de Uberaba que prometem um show especial para contagiar o público.
 
Também no dia 20, no Centro Étnico, o Conselho Afro de Uberaba realiza reunião a partir de 12h com atrações ao público, e na oportunidade será empossada a diretoria do Conselho Municipal de Igualdade Racial. O endereço é rua Nilton Rosa Nunes, 11 – Elza Amuí.
 
Já no dia 26 de novembro, o CEU das Artes recebe o evento “Consciência Negra – igualdade não tem cor”, a partir das 14h. Na programação está Empoderação das Pretas, a palestra “Religião Matriz Africana e a intolerância religiosa”, com Ya Bia Ti Osumare, e apresentações de teatro, congo e capoeira com Tambor de Criola. O público também poderá participar da oficina de turbantes e aproveitar apresentações de Hip Hop e show do cantor Marcelo Taynara.
 
A programação encerra com a inauguração, no dia 30 de novembro, da mostra sobre Ternos de Congo e Moçambique da fotógrafa Ruth Gobbo, no Memorial Chico Xavier. A abertura oficial será às 20h, com entrada gratuita.
 
Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub