WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

11/11/2016 - Orquestra Municipal e Orquestra Jovem apresentam concerto gratuito no Memorial Chico Xavier

A Orquestra Municipal de Uberaba e Orquestra Jovem vão se apresentar nesta sexta-feira (11), a partir das 19h30, no Memorial Chico Xavier. Este será o primeiro concerto no espaço após o início do funcionamento. Mais de 30 músicos apresentarão repertório erudito, popular e folclórico em um concerto que promete encantar o público. A realização é da Fundação Cultural e a entrada é franca.


A Orquestra, composta por cordas e percussão, realizou seu concerto inaugural na última sexta-feira (4), com público que lotou o Museu de Arte Sacra, localizado na Igreja Santa Rita. Além da preparação e realização de apresentações e concertos, a equipe tem ainda a missão de formar profissionalmente os futuros músicos uberabenses.


Isso se dá através da Orquestra Jovem da FCU, onde jovens alunos fazem aulas com os músicos e professores da Escola de Cultura e Arte de Uberaba (Ecau). As aulas acontecem gratuitamente no Palacete dos Borges, que fica na rua Tristão de Castro, no e CEU das Artes, no Residencial 2000. Os alunos integrantes da Orquestra Jovem também se apresentam nesta sexta, no Memorial.


Segundo o maestro da Orquestra Municipal, Eliézer Thiago, a concretização da Orquestra é a realização de um sonho de mais de cinquenta anos. O objetivo é levar à população uberabense e da região a música orquestral – clássica e popular brasileira – e a valorização dos compositores uberabenses, além de atuar efetivamente para a difusão da arte musical, promovendo o ensino e a prática de música individual e em grupo por meio de performances, registros da sua produção, festivais, intercâmbios, concursos musicais e outros eventos.


O Memorial Chico Xavier, que foi criado pela Lei Municipal nº 12.448/2016 e está vinculado ao Departamento de Museus da Fundação Cultural, conta com espaços multifuncionais, com galerias de exposições, biblioteca, Centro de Pesquisa e Documentação, auditório e praças contemplativas. 


O espaço fica na av. João XXIII, 2.011, Parque das Américas, e está aberto para visitação gratuita de terça a domingo, das 13h às 18h. 

Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar