WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

04/11/2016 - Orquestra Municipal apresenta concerto inaugural no Museu de Arte Sacra

A Orquestra Municipal de Uberaba vai realizar, nesta sexta-feira (4), seu Concerto Inaugural no Museu de Arte Sacra, que fica na Igreja Santa Rita. Com um repertório que vai de Vivaldi à Guerra-Peixe, a apresentação promete não somente encantar, mas também cumprir com o seu papel de polo irradiador de cultura. A apresentação terá início às 19h30, com entrada gratuita, e é uma realização da Prefeitura de Uberaba por meio da Fundação Cultural.


Segundo o maestro da Orquestra Municipal, Eliézer Thiago, a concretização da Orquestra é a realização de um sonho de mais de cinquenta anos. “Este sonho pertence a várias gerações de músicos uberabenses que veem hoje a possibilidade de ficarem em seu torrão natal, ou até mesmo retornar, para viver de música, da música clássica e orquestral”, comemora ele.


A Orquestra é composta por cordas e percussão e, além da preparação e realização de apresentações e concertos, a equipe tem ainda a missão de formar profissionalmente os futuros músicos uberabenses.  Isso se dá através da Orquestra Jovem da FCU, onde jovens alunos fazem aulas com os músicos e professores da Escola de Cultura e Arte de Uberaba (Ecau). As aulas acontecem gratuitamente no Palacete dos Borges, que fica na rua Tristão de Castro, no e CEU das Artes, no Residencial 2000, graças ao projeto de lei proposto pela Fundação Cultural de Uberaba.


Vale lembrar que a implantação da Orquestra Municipal de Uberaba foi anunciada no dia 9 de junho durante o Fórum 35 anos de Fundação Cultural de Uberaba – Balanço e perspectivas para as políticas públicas de cultura. Ela foi implantada com recursos da Fundação Cultural por meio da Lei de Apoio ao Artista, que possibilita o pagamento dos músicos.  A Orquestra teve início com a formação de naipes de cordas e percussão e, em um segundo momento, serão implantados os sopros.


O objetivo da Orquestra Municipal de Uberaba é levar à população uberabense e da região a música orquestral – clássica e popular brasileira – e a valorização dos compositores uberabenses. Além disso vão conceber, ensaiar e realizar apresentações, concertos e recitais com a Orquestra e outras formações camerísticas (duos, trios, quartetos e outros), difundindo a música erudita, popular brasileira e estrangeira. O intuito é atuar efetivamente para a difusão da arte musical, promovendo o ensino e a prática de música individual e em grupo por meio de performances, registros da sua produção, festivais, intercâmbios, concursos musicais e outros eventos.

Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar