WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

09/10/2016 - Mosteiro da Glória recebe concerto em momento de fé e emoção

Concerto será realizado pela Orquestra Municipal de Uberaba e Coral Artístico Uberabense, solistas, que apresentarão a Missa nº 2 em Fá Maior, de Emerico Lobo de Mesquita, comemorando os 270 anos do maior compositor da Escola Mineira do período colonial
 
O Mosteiro da Glória será palco, neste domingo, 9, de apresentação do Concerto da Orquestra Municipal de Uberaba e Coral Artístico Uberabense – Missa em Fá Maior (Lobo de Mesquita). O concerto será em comemoração aos 270 anos do nascimento do maior compositor da Escola Mineira do período colonial, o organista, maestro, compositor e professor brasileiro José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita.


O evento, que acontece no Mosteiro da Glória, às 17h30, tem o apoio da Prefeitura de Uberaba, através da Fundação Cultural, e reúne grande elenco, com cerca de 45 músicos.


O concerto terá a participação do Coral Artístico Uberabense, sob a regência de Olga Maria Frange de Oliveira, da Orquestra Municipal de Uberaba, sob a coordenação do maestro Eliézer Tiago de Oliveira, além dos solistas Cleide de Souza Fernandes (soprano), Benedita Kátia Araújo Santos (contralto), Henrique Nominato (tenor) e Carlos Antonio Telles (baixo).


No concerto, a maestrina Olga Frange, diretora geral do espetáculo, apresentará a Missa nº 2 em Fá Maior de Emerico Lobo de Mesquita, escrita em 1780. Originalmente composta para coro misto, solistas e orquestra, a obra será apresentada da forma como foi concebida, desta vez incluindo o “Credo”, ponto culminante da peça, que exige toda a virtuosidade dos intérpretes, apresentado em primeira audição.


A Missa em Fá Maior comprova, sem sombra de dúvida, a opinião de especialistas, que consideram Lobo de Mesquita “o mais expressivo compositor da música colonial mineira”.


A idílica capela da congregação beneditina, com sua excepcional acústica e atmosfera mística intimista e acolhedora, é o local mais propício, segundo Olga Frange, para este momento único de recolhimento e união com o Altíssimo, embalado pelas harmonias inspiradas de um dos maiores nomes da música erudita de todo o período colonial.


José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita nasceu na cidade mineiro de Serro em 12 de outubro de 1746 e morreu no Rio de Janeiro no dia 1º de abril de 1805. É considerado o mais eminente dos compositores da “Escola Mineira”. Cópias de suas obras foram conservadas em quase todos os arquivos musicais de Minas Gerais e de outros Estados, o que dá a dimensão de sua importância na época. Todas as obras conhecidas de Lobo de Mesquita são essencialmente vocais (solos ou coro), religiosas e em parte com acompanhamento orquestral.


Todos estão convidados para esta apresentação que reúne fé e emoção, neste domingo, 9, no Mosteiro da Glória, às 17h30.


Maria das Graças Salvador
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar