WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

08/10/2016 - Dia de Nossa Senhora do Rosário é celebrado na São Domingos

A festa de Nossa Senhora do Rosário será neste domingo, 9, com missa, procissão, apresentações de danças folclóricas de origem africana, como congada, e outras manifestações religiosas e da cultura popular, mantendo uma tradição que remonta ao século XVIII.


A Festa é uma realização do Conselho Afro de Uberaba, com patrocínio do Governo de Minas através do Fundo Estadual de Cultura, e apoio da Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural.


As celebrações iniciam às 8h, com café da manhã e chegada dos ternos em visita aos festeiros, na rua Tapajós, 65. A saída dos andores de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Nossa Senhora Aparecida está prevista para as 10h, seguindo para a igreja de São Domingos.


Às 12h acontece celebração eucarística, com Missa Afro na igreja de São Domingos, participação do Coral Afro e apresentação de ternos. Após a missa será servido almoço de confraternização no Centro de Turismo Étnico Sebastião Mapuaba, que fica na rua Nilton Rosa Nunes, 11, Elza Amuí. A programação prossegue das 16h às 22h, também no Centro Étnico, com apresentação dos ternos e das bandas Flor da Idade, Samba Nossa Cara e Cleber Teixeira.


A organização da festa está a cargo da Associação das Congadas, Moçambiques, Afoxes, e Vilões de Uberaba (Acomavu), Conselho Afro Brasileiro (Copicab), da rainha perpétua Maria Luzia Cardoso, rei congo Sinfrônio José da Silva Júnior e rainha Ginga Taciana Carolina Cardoso Silva.


Vale lembrar que no dia 6 foi realizado o levantamento dos mastros de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, na igreja de São Domingos. O dia de Nossa Senhora do Rosário é celebrado todo dia 7 de outubro, e foi instituída por São Pio V para comemorar a vitória de 1571 em Lepanto contra a frota turca (inicialmente dizia-se: Santa Maria da Vitória). A festividade do dia 7 de outubro, que naquele ano caía no domingo, foi estendida em 1716 à Igreja universal e fixada definitivamente por são Pio X em 1913. A festa do Santíssimo Rosário, como era chamada antes da reforma do calendário de 1960, resume, em certo sentido, todas as festas de Nossa Senhora.


Maria das Graças Salvador
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar