WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

08/10/2016 - Encerramento do Painel Funarte de Regência Coral 2016 reunirá 120 vozes em concerto neste sábado

Um grande coro marca neste sábado, 8, o encerramento do Painel Funarte Regência Coral 2016, em Uberaba. A apresentação do coral será no Anfiteatro da UFTM, na sala Esmeralda, às 17h, e terá a participação de 120 vozes. A entrada no espetáculo é gratuita.


A apresentação será regida pelos professores Samuel Kerr e Eduardo Fernandes, que ministraram o curso, e o pianista acompanhador será Leandro Souza de Oliveira.


No repertório da apresentação, música popular brasileira com músicas como “Que maravilha”, “Eu só quero um xodó”, “Eu e o Rio”, do regente Samuel Kerr, que introduziu parte especial para Uberaba, e “Pinare”, do cancioneiro chileno. No encerramento os alunos demonstrarão o que aprenderam durante o Painel, realizado de 3 a 8 de outubro.


O professor e regente Samuel Kerr se diz encantado com o curso em Uberaba, com os coralistas e a cidade. “Só podemos elogiar, desde o início. Estamos impressionados com o envolvimento, empenho e dedicação dos alunos e de toda equipe organizadora e com Uberaba. Agradecemos a parceria com todos, o resultado obtido, com a experiência que foi muito rica. Só podemos falar coisas boas, foi esplendoroso”, observou Kerr. A coordenadora do Painel Funarte de Regência Coral, Maria José de Queiroz, segue o mesmo raciocínio do regente.


O presidente da Fundação Cultural, Antônio Carlos Marques, destacou a alta qualidade dos professores e regentes Eduardo Fernandes e Samuel Kerr, do pianista acompanhador Leandro Souza e a iniciativa Fundação Nacional de Artes – Funarte –, ligada ao Ministério da Cultura em trazer o projeto para Uberaba.


Segundo o presidente, o Painel está sendo importante para o fortalecimento do canto coral em Uberaba e abre oportunidades para as pessoas interessadas e para novos projetos. “Essas pessoas poderão compor o projeto natalino para apresentação de corais no final do ano. O Painel veio agregar para que a gente possa aproveitar o potencial dos coralistas de Uberaba”, diz o presidente.


Já o coordenador do Painel pela Fundação Cultural, Lucas Pedroso, avalia o evento como “muito positivo”. “Se pudesse fazer este evento aqui de dois em dois anos seria maravilhoso. O Painel foi excelente e já está resultando em coisas práticas. Um exemplo é que já reativou pelo menos quatro corais que estavam parados. Isto é um grande ganho. Sem dizer o quanto aprendemos, os professores são excelentes e mostraram técnicas novas e corretas, a hora da entrada das vozes, trouxe arranjos diferentes, enfim movimentou os coralistas”, ressalta.


O Painel Funarte de Regência Coral 2016 foi aberto no dia 3, no Centro de Cultura José Maria Barra e termina neste sábado, 8. Durante toda a semana foram realizadas aulas mostrando técnica de regência, dinâmica de coro e técnica vocal e os ensaios com os 144 inscritos no Painel. O Painel é coordenado pelo Centro da Música da Funarte e em Uberaba tem o apoio da Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural. Além de Uberaba, neste ano o projeto vai acontecer em Belém-PA, de 24 a 29 de outubro, Campo Grande-MS, de 7 a 12 de novembro e Aracaju-SE, de 21 a 26 de novembro.

Maria das Graças Salvador
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar