WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

07/10/2016 - Uberaba recebe Eliminatória do Duelo Nacional da Batalha

Todas as atenções estarão voltadas para Uberaba nesta sexta-feira, 7,  durante a Pré-Eliminatória do Duelo Nacional da Batalha – Etapa Triângulo Mineiro. Após celebrar cinco anos de atividades, a Batalha do Calçadão recebe nesta primeira sexta-feira de outubro a seletiva de Minas Gerais para o Duelo Nacional 2016, na Pré-eliminatória, com batalha de MCs, rodas de break e discotecagem do DJ Nene, além da participação de 12 convidados especiais.


O evento acontece no Calçadão da Rua Artur Machado, das 19h30 às 22h, e mais uma vez irá receber centenas de amantes do hip hop para assistir e participar da competição, onde dois artistas se enfrentam, cada um improvisando rimas desafiadoras contra o outro.


A Pré-Eliminatória do Duelo Nacional vale uma vaga para a final mineira da Batalha, que acontece em Belo Horizonte, para escolher quem vai representar o estado de Minas Gerais na grande final, em novembro.


O evento é uma realização da Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural, do MC Toi e DJ Nene, com apoio daNollie.


As Batalhas acontecem a partir de algumas regras e análises, que delineiam a inscrição, participação e julgamento dos MCs participantes. As inscrições para a Pré-Eliminatória do Duelo Nacional da Batalha – Etapa Triângulo Mineiro são gratuitas e abertas à participação de qualquer pessoa que deseje participar do duelo. Poderão se inscrever até 32 MCs as chaves definidas através de sorteio, com o total de 16 rimadores. 


Os duelos serão realizados no estilo tradicional, dividido em dois rounds, compreendendo ataque e resposta, em alternância. Cada ataque/resposta compreende 45 segundos, em que o MC terá para improvisar, atacando ou respondendo ao seu oponente. Caso haja um empate, o apresentador poderá anunciar um terceiro round para desempate. As melhores rimas serão avaliadas pelos jurados e pela plateia.


Os critérios técnicos de avaliação serão combatividade (ataque/resposta); flow (dicção, ritmo, métrica, interpretação); contexto e criatividade (vocabulário, conhecimento, improviso e postura).


Cabe, sobretudo, aos juízes a análise técnica das batalhas. Os MCs que tiverem posturas, falas e ações desrespeitosas poderão perder pontos ou até mesmo serem desclassificados.  As penalidades que serão observadas são preconceitos (racismo, machismo, homofobia, fascismo, transfobia e de quaisquer natureza); tocar de forma desrespeitosa o adversário; inserir terceiros (familiares, companheiros/as, amigos/as, etc.) de forma desnecessária e desrespeitosa na batalha. Em caso de agressão física de quaisquer natureza a adversários, juízes, apresentador, DJ ou público a pessoa poderá ser desclassificada.


A participação da plateia é indispensável tanto para votação, quanto para o clima de pressão que os MCs precisam estar submetidos. Os participantes se enfrentam no sistema de "mata-mata" até que o vencedor conquiste o direto de representar Uberaba no Duelo nacional. 


O MC vencedor da Pré-eliminatória do Triângulo Mineiro, que acontece nesta sexta no Calçadão da Arthur Machado irá representar Uberaba na final estadual, quando será selecionado o MC que irá representar o estado de Minas Gerais na grande final do Duelo de MCs Nacional 2016.


A Batalha do Calçadão de Uberaba, que comemorou cinco anos de atividades, vem ganhando destaque no cenário brasileiro com as letras conscientes, assuntos atuais dos nossos MCs e a maneira séria com que o público e os organizadores tratam o hip hop.


Nas palavras do hip hop, nesta sexta, 7, cheguem juntos naPré-Eliminatória do Duelo Nacional da Batalha – Etapa Triângulo Mineiro, no Calçadão da Artur Machado, das 19h30 às 22h.


Maria das Graças Salvador
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar