WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

06/10/2016 - Painel Funarte de Regência Coral reúne 144 participantes de 4 cidades da região

Está sendo um sucesso, o Painel Funarte de Regência Coral, que começou na última segunda-feira, 3, e segue até o sábado, 8 de outubro, no Centro de Cultura José Maria Barra. No sábado, 8, haverá apresentação do Painel Funarte de Regência Coral 2016, no Anfiteatro da UFTM (Esmeralda), às 17h.

Segundo o coordenador da atividade pela Fundação Cultural, Lucas Pedroso, as inscrições superaram todas as expectativas iniciais. “Tivemos que encerrar as inscrições dois dias antes do previsto, pois estávamos com a previsão de 60 participantes e alcançamos 144. Estão envolvidas 4 cidades da região e o Painel está sendo muito produtivo”, conta Lucas.


O presidente da Fundação Cultural, Antônio Carlos Marques, esteve presente e destacou que a realização do Painel abre novas possibilidades para os corais e pessoas interessadas. E que eles podem, em breve, compor um projeto natalino para apresentação de corais. “Este curso sobre regência e coral veio agregar para que a gente possa aproveitar o potencial dos coralistas de Uberaba para fazermos um grande evento no final do ano”, revela.


O Painel está oferecendo aos participantes noções de técnica de regência, dinâmica de coro e técnica vocal, com aulas práticas e teóricas. Também será formado um grande coro que se apresentará no concerto de encerramento, no dia 8, com apresentação do Painel Funarte de Regência Coral 2016 no Anfiteatro da UFTM (Esmeralda), às 17h. A apresentação é aberta a todo o público.


O tenor uberabense Thiago Neves, que está participando das atividades, definiu o curso como esplendoroso. “Os participantes daqui e da região são muito bons, e quem veio dar aula para nós, eu não tenho palavras para falar o quanto são bons. Samuel Kerr tem falado muito sobre fraseado, sobre a melodia e também a questão do sentimento na música. Esses dias iniciais foram muito bons e até o fim da semana vai ser melhor ainda. Também estamos aprendendo sobre a questão corporal, que é muito importante para o cantor”, explica ele.


Além de Uberaba, neste ano o projeto vai acontecer em Belém-PA, de 24 a 29 de outubro; Campo Grande-MS, de 7 a 12 de novembro e Aracaju-SE, de 21 a 26 de novembro.


O programa é coordenado pelo Centro da Música da Funarte – Fundação Nacional de Artes, ligada ao Ministério da Cultura – e conta com orientação técnico-pedagógica de Eduardo Lakschevitz. Em Uberaba o evento tem o apoio da Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural, com coordenação de Lucas Pedroso e na equipe de apoio Marly Gonçalves, Rosana Caetano e Cristina Arruda. O corpo docente é constituído pelos professores paulistas Eduardo Fernandes (regente de importantes grupos como o Coral Unifesp, o da Unifesp da USP e Unifaam) e Samuel Kerr (da Universidade Estadual de São Paulo – Unesp), tendo como pianista acompanhador Leandro Souza (São Paulo).
 
Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar