WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

06/10/2016 - Casa da Cultura recebe exposição sobre o modo de fazer sinos

A Prefeitura de Uberaba, através da Fundação Cultural, realiza a exposição “A arte milenar de fabricação de sinos – Fundição Artística de Sinos de Uberaba (Fasu)”. A Abertura da exposição será nesta quinta-feira, 6, na Casa da Cultura/Fundação Cultural de Uberaba, às 19h30 e a visitação acontece de 7 a 31 de outubro de 8h às 18h.


A exposição retrata o modo de fazer sinos de forma artesanal e destaca a história da Fundição Artística de Sinos Uberaba (Fasu), a segunda maior fábrica de sinos artesanais do Brasil, cuja técnica de fundição é realizada nos moldes das fundições milenares da Europa. Sua fabricação é totalmente artesanal utilizando matéria-prima como argila, sebo e terra, entre outros ingredientes, como o bronze, e com possibilidade de colocar notas musicais nos sinos. Algumas destas etapas de fabricação estarão na exposição, como fotografias, ferramentas, matérias-primas, sinos e uma forma de sino de barro.


O Modo de Fazer do Sino foi registrado como patrimônio imaterial de Uberaba.  O registro está no decreto nº 5.078, de 18 de novembro último, assinado pelo prefeito Paulo Piau e publicado no Porta-Voz do município, n º 1.347. O decreto dispõe sobre detalhamento do bem de valor histórico e artístico no município e homologa o seu respectivo registro.


O decreto lembra que detalhes estão no Dossiê de registro do sobre o Modo de Fazer o Sino Artesanal da Fundição Artística de Uberaba, devidamente arquivado no Setor Municipal de Patrimônio Cultural (Sempac), subordinado à Fundação Cultura de Uberaba.


Ainda segundo o decreto, cabe à Fundação Cultural, ao Sempac e ao Conselho Municipal de Política e Patrimônio Cultural proporcionar a ampla divulgação e promoção do bem cultural registrado por meio de publicações impressas ou eletrônicas, exposições, vídeos, dentre outros. E este exposição pretende justamente esta divulgação.


Vale lembrar que “O Modo de Fazer do Sino Artesanal” da Fasu também está recebendo a salvaguarda da Fundação Cultural, dentro do Plano de Valorização e Salvaguarda.


A Fasu iniciou suas atividades em Uberaba, em 1980, por José Donizetti da Silva, que aprendeu a prática de fundição artesanal – fundição de sino, com o imigrante italiano Gíacomo Crespi nos anos 70, em São Paulo. Após o falecimento do italiano, nos anos de 1980, José Donizetti voltou para Uberaba, sua terra natal, e montou a fábrica nos moldes daquela em que aprendeu. Desde então, José Donizetti da Silva dedicou-se à fundição de sinos, perpetuando o modo de fazer. Todo trabalho é manual e artístico. A prática é a mesma, os sinos continuam sendo fabricados como na Europa. No mundo existem somente seis fábricas artesanais de sino. Todo o trabalho na fundição é feito em família. As demais empresas espalhadas pelo mundo abandonaram técnicas tradicionais e adotaram processos modernos de fabricação.


Em 35 anos de existência e com o prazer por ter fabricado um sino para o Vaticano em homenagem ao Papa João Paulo II, José Donizetti já produziu mais de 3.000 sinos para diversos países e igrejas do Brasil.


Também vale destacar que a Fundação Cultural elegeu, por votação, as Sete Maravilhas de Uberaba e o Modo de Fazer Sinos foi uma das eleitas ao lado da Capela Nossa Senhora das Dores, Catedral Metropolitana do Sagrado Coração de Jesus, Igreja Santa Rita, Igreja São Domingos, Santuário Medalha Milagrosa e Santuário Nossa Senhora da Abadia. Em março as Sete Maravilhas receberam uma placa identificando a escolha dos uberabenses.


Maria das Graças Salvador
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar