WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

05/10/2016 - Unimed patrocina cinco projetos de Incentivo à Cultura

A Unimed Uberaba é mais uma empresa a consolidar patrocínio a projetos aprovados pelo edital 07/2015 da Lei de Incentivo à Cultura.  A direção da Unimed Uberaba esteve reunida com a diretora de Fomento à Cultura da Fundação Cultural, Lisete Resende, e com cinco empreendedores que tiveram seus projetos aprovados no edital para informar seu patrocínio.


A equipe da Unimed Uberaba que realizou a seleção dos projetos foi comandando pelo gerente administrativo financeiro, Roberto Carlos Vargas dos Santos e utilizou o critério de relevância cultural do projeto para a cidade, sua abrangência, priorizando os selecionados com maior alcance, com maior capacidade de atendimento à diversidade cultural, e com maior público alvo.


A Unimed Uberaba irá patrocinar cinco projetos: Bordados Poéticos – Resgatando uma Tradição, que pretende capacitar, por meio de 42 oficinas de artesanato sustentável, com ênfase em bordados, retratando a fauna e a flora regionais e os principais elementos turísticos de representatividade nacional (zebu e religiosidade), sensibilizando os participantes para o processo de criação e resgate de tradições.


Outro projeto será o Arca dos Desejos, uma apresentação cênica no estilo de um musical que propõe uma retomada a antigos valores e ao convívio mais humano e menos digital. A proposta será desenvolvida em seis meses e inclui oficinas, espetáculo e gravação de um DVD.


A equipe da Unimed Uberaba também selecionou Festival dos Festivais – Memória Uberaba, projeto que pretendepromover o resgate e a difusão da Música Popular Brasileira, em seus segmentos instrumentais e vocais, despertando nas novas gerações e comunidade em geral o apreço pela música de qualidade e com representatividade na memória coletiva, revivendo o impacto dos grandes festivais, com ingressos gratuitos para garantir a democratização do acesso a este produto cultural.


Também o projeto Festival Delícias das Gerais será patrocinado pela empresa. Este festival tem a proposta de preservar tradições da culinária regional e incentivar a criatividade gastronômica em estabelecimentos de Uberaba. A perspectiva é estimular o desenvolvimento turístico por meio de cardápios elaborados, congregando cultura e gastronomia.


A Unimed Uberaba também irá patrocinar o Guia Uberaba: Pontos Culturais e Turísticos projeto que visa desenvolver um aplicativo móvel, usando plataforma iOS e Android, que permita identificar os principais pontos culturais e turísticos de Uberaba. Com o aplicativo, a comunidade e os visitantes poderão ter acesso fácil e rápido à localização georreferenciada e pontual dos principais pontos culturais e turísticos de Uberaba, bem como acesso a galeria de fotos e descrição sucinta sobre cada local.


A Unimed Uberaba reforça sua política de relacionamento com outras esferas do governo, reforça seu papel na cidade, enquanto agrega mais esse valor cultural à sua marca.


Já o presidente da Fundação Cultural, Antônio Carlos Marques, agradece a iniciativa da Unimed Uberaba, por acreditar na cultura de Uberaba, ao fomentar estes projetos culturais.


Edital – Foram 21 projetos inscritos no edital e a Comissão Municipal de Incentivo à Cultura (CMIC) selecionou 13 para serem beneficiados pelo edital de Incentivo Fiscal (IF), cujo objetivo é qualificar projetos artístico-culturais para a obtenção do incentivo fiscal de até R$ 50 mil, através do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).


O edital do Incentivo Fiscal, com primeira edição lançada no ano passado junto ao edital do Fundo Municipal de Cultura, qualificou projetos artístico-culturais para a obtenção do incentivo fiscal de até R$ 50 mil e é considerada uma das maiores e mais importantes ações da Fundação Cultural, que tem o objetivo de consolidar políticas públicas que fomentem a produção dos bens culturais e o acesso aos mesmos por meio do incentivo fiscal. Os editais, que contribuem para a democratização da cultura, proporcionam reconhecimento a iniciativas consistentes e, consequentemente, benefício sociocultural para Uberaba.


O IF tem por finalidade canalizar recursos por parte do contribuinte tributário para as áreas artístico-culturais, de modo a estimular a realização de projetos em Uberaba, mediante apoio financeiro.


Os projetos possuem caráter estritamente artístico-cultural e não podem, de forma alguma, possuir caráter comercial. Além disso, o local de produção e execução é exclusivamente a cidade de Uberaba, visando beneficiar a própria população. 


Os 13 projetos culturais selecionados estão em fase de captação de recursos e buscam por empresas parceiras dispostas a apoiar as ações por meio da destinação de parte do ISSQN para a consolidação, como a Unimed acaba de concretizar.


As empresas interessadas em se tornar apoiadoras podem entrar em contato com a Fundação Cultural, no Departamento de Fomento à Cultura, para orientação de como podem consolidar a parceria.


Projetos – Na área da música, os projetos aprovados são o CD “Trio Murupi – Para escutar e dançar” e “Festival dos Festivais – Memória Uberaba”; no audiovisual/cinema, o filme longa-metragem “Supernova” (finalização); na categoria audiovisual-radiofônico e mídias eletrônicas, os projetos “Guia Uberaba: Pontos Culturais e Turísticos”, “Cozinha Dose Dupla” e “Mochileiro de Uberaba”; nas artes cênicas, “A Arca dos Desejos”; na preservação do patrimônio histórico e cultural, “Festival Delícias das Gerais”; no artesanato, “Bordados Poéticos – Resgatando uma Tradição”; e na área da literatura, são 4 projetos aprovados: “Aciu, 90 anos de História”, “Livro Fabio Baroli”, “Amado Meu – Cânticos e Danças” e “Brasil: Cinco Séculos de História”.


Maria das Graças Salvador
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar