WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

02/10/2016 - Uberaba sedia Painel Funarte de Regência Coral na próxima semana

Uberaba recebe o projeto Painéis Funarte de Regência Coral2016, evento que acontece de 3 a 8 de outubro, das 14h às 17h30 e 18h30 às 21h30, no Centro de Cultura José Maria Barra, na praça Frei Eugênio, 231. Além de Uberaba, neste ano o projeto vai acontecer em Belém-PA, de 24 a 29 de outubro; Campo Grande-MS, de 7 a 12 de novembro e Aracaju-SE, de 21 a 26 de novembro.


Os Painéis oferecem noções de técnica de regência, dinâmica de coro e técnica vocal. Durante seis dias, os participantes receberão aulas práticas e teóricas. Também será formado um grande coro, que se apresentará no concerto de encerramento, no dia 8, com apresentação do Painel Funarte de Regência Coral 2016, no Anfiteatro da UFTM (Esmeralda), às 17h. O programa é coordenado pelo Centro da Música da Funarte – Fundação Nacional de Artes, ligada ao Ministério da Cultura – e conta com orientação técnico-pedagógica de Eduardo Lakschevitz. Em Uberaba o evento tem o apoio da Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural, com coordenação de Lucas Pedroso e na equipe de apoio Marly Gonçalves, Rosana Caetano e Cristina Arruda. O corpo docente será constituído pelos professores paulistas Eduardo Fernandes (regente de importantes grupos como o Coral Unifesp, o da Unifesp da USP e Unifaam) e Samuel Kerr (da Universidade Estadual de São Paulo – Unesp), tendo como pianista acompanhador Leandro Souza (São Paulo).


Vale lembrar que o evento já é considerado um sucesso. Prova disto são as inscrições que terminariam dia 30 foram encerradas dia 28, já que o número de interessados foi muito além do esperado. Eram aguardadas 60 inscrições e até no dia 28 este número tinha ultrapassado 100.


São objetivos do Painel Funarte estimular o desenvolvimento de estudos e pesquisas na área do canto coral e promover a integração e a troca de experiências entre regentes e coralistas; fomentar a produção da música vocal coletiva; engajar a sociedade local em manifestação artística de alto nível; capacitar regentes e professores de música e engajar a sociedade local em manifestação artística de alto nível.


O painel consta, especificamente falando, de um curso de aperfeiçoamento de regentes e cantores de coro, com enfoque na formação de repertório, culminando com uma apresentação artística das pessoas que participarem da atividade.


Os Painéis Funarte de Regência Coral prolongam a atuação do então Instituto Nacional de Música, da Funarte, que a partir de 1980 iniciou um trabalho pioneiro de expansão e de aperfeiçoamento da prática de coral em todo o Brasil, mediante a realização de cursos, concursos e edições de partituras.


Maria das Graças Salvador
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar