WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

01/10/2016 - Centenas de visitantes já foram conhecer o Memorial Chico Xavier

Memorial está aberto de terça a domingo, das 13h às 18h, mostrando vida do médium Chico Xavier; neste domingo, dia 2, estará de portas fechadas em função das Eleições 2016

Centenas de uberabense e turistas já visitaram o Memorial Chico Xavier, que está aberto à comunidade de terças à domingo, das 13h às 18h. O espaço abriga a obra do médium e propicia à comunidade, diversas atividades sociais e culturais, e ao longo do tempo, capacitações, palestras, seminários e oficinas.


Três exposições estão a mostra, uma delas a “LaFernandes – Um olhar em perspectiva”, com quadros de óleo sob tela do artista Luiz Alberto Fernandes – LaFernandes. Nesta exposição o visitante pode ver quadros com temas variados como paisagens, natureza morta, casario, retratos reproduzidos em tela de paisagens de Uberaba. LaFernandes pintou especialmente para colocar no Memorial quadros do médium Chico Xavier, Alan Kardec e Jesus Cristo.


Também estão expostos quadros da exposição sobre o médium Chico Xavier, vindas do Instituto Chico Xavier de Brasília. A mostra é parte da exposição realizada pelo Instituto quando o médium concorria ao maior brasileiro de todos os tempos, levantamento feito em outubro de 2010 pela Rede Brasileira de Televisão SBT, e que elegeu o médium como o maior brasileiro de todos os tempos.


O visitante também poderá ver a exposição é “Chico Xavier – Memória e Amor”, que mostra a trajetória de vida do líder espírita, composta por objetos, fotografias, informações e uma holografia com foto e mensagem de Chico. Também pode ver a exposição de fotos do médium registradas pelas lentes do repórter fotográfico Paulo Nogueira, documentos, a mesa e a cadeira onde o médium realizou as primeiras psicografias, emprestadas pela Comunhão Espírita Cristã de Uberaba.


Até o momento, o acervo captado já conta com mais de 187 obras escritas pelo médium, além de um acervo de fitas e livros sobre sua história. Também foi realizada doação de um holograma que passa imagens do Chico e a mesa e a cadeira onde ele realizou os primeiros receituários, doado pela Comunhão Espírita Cristã de Uberaba.


O Memorial Chico Xavier foi criado pela Lei Municipal nº 12.448/2016 e está vinculado ao Departamento de Museus da Fundação Cultural.


O Memorial foi construído com recursos do Ministério do Turismo, na primeira e segunda etapa, na ordem de aproximadamente R$ 4,3 milhões, e a terceira etapa foi realizada com recursos da Prefeitura de Uberaba na ordem de R$ 620 mil.


O prédio conta com espaços multifuncionais, com galerias de exposições, biblioteca, Centro de Pesquisa e Documentação, auditório, praças contemplativas.


Tudo isto para contar a vida de um dos mais importantes expoentes do Espiritismo, eleito pela população brasileira como o Maior Brasileiro de Todos os Tempos, Chico Xavier.


O Memorial Chico Xavier fica na av. João XXIII, 2.011, Parque das Américas, e está aberto a visitação de terça a domingo, das 13h às 18h.


Vale lembrar que neste domingo, 2, o Memorial Chico Xavier, como o Museu de Arte Sacra (MAS0 e o Museu de Arte Decorativa (Mada) estarão fechados em função das Eleições 2016. O projeto Domingo na Concha também não acontecerá neste dia 2, para propiciar ao eleitor exercer sua cidadania.


Maria das Graças Salvador
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar