WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

30/09/2016 - Trupe Tamboril fecha turnê com espetáculo Alice do Maravilha

O projeto Rataplã – O barulho do Tambor encerra a turnê da Trupe Tamboril pelo Estado em Uberaba, nesta sexta-feira, 30, com a apresentação da peça Alice do Maravilha. O espetáculo acontece no CEU das Artes, no Residencial 2000, a partir das 19h. Também no CEU das Artes será realizada uma confraternização da Trupe Tamboril com a Banda Boletim de Ocorrência (Uberlândia) e a Trupe R2D de teatro no espaço do Céu das Artes com o apoio direto da Fundação Cultural de Uberaba.


O projeto Rataplã está sendo executado por meio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura e já visitou mais de 20 apresentações, com mais de 1.000 pessoas atendidas pelo interior mineiro. Começando por Uberaba e Água Comprida, o Tamboril passou por Delta, Veríssimo, Sacramento, Conquista e Conceição das Alagoas, faltando ainda ressoar por Araxá, Tapira, Uberlândia e para, enfim, retornar a Uberaba, cidade sede atual do grupo. Em Uberaba o projeto tem o apoio da Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural.


O título Alice do Maravilha se dá porque a Alice representa uma criança dos bairros periféricos, que como em tantas periferias do Brasil precisa se acostumar com o não, desde cedo, mas que não se abate com os olhares de repressão e desaprovação. Pelo contrário, ganha força nos momentos mais difíceis, nas violências diárias que são superadas mesmo na solidão. Nossa Alice é do Maravilha, é do Residencial 2000, é do Maracanã, do Jardim Copacabana, do Esperança, do Cartafina, do Morumbi... é uma criança que anda, avança e percebe que há algo errado com a cidade e seus personagens... Que o caminho é perigoso todos sabem; mas ainda mais necessário é trilha-lo com coragem e sempre olhando para um futuro melhor.


Alice, antiga visitante do País  das  Maravilhas,  nesta sexta, é  convidada  agora  a  andar  pelo Residencial 2000, no CEU das Artes. Ela se depara com uma velha Lagarta habitante invisível de nossas praças, com um Chapeleiro mais mendigo que Maluco, com um gato de sorriso amarelo e enfrenta por fim a ira e o remorso de uma Rainha sem escrúpulos. Em seu percurso, Alice ouve o solitário silêncio de um Coelho e se reconhece como menina de rua, destas mesmas ensolaradas, estreitas e assombradas ruas brasileiras. A ação cênica propõe, a partir da relação com o público e o espaço urbano, no caso o CEU das Artes, ressignificar as imagens e os conflitos desta história clássica, trazendo a tona as histórias de centenas de meninas violadas e violentadas.  O uso de coreografias, a interatividade, o humor e o tempo performático buscam despertar no espectador um “sentimento crítico” sobre as frágeis relações humanas com a fantasia, lugar que não pode ser visto pelos olhos, mas que se faz sentir na esperança de uma sutil de uma rosa vendida em qualquer sinal das grandes cidades...


A Trupe Tamboril já esteve em Uberaba apresentando outro espetáculo, o “Partidas”, e a oficina Rataplã – O barulho do Tambor.


Um espetáculo imperdível, nesta sexta-feira, 30, a partir das 19h, no CEU das Artes – Residencial 2000.
 
Maria das Graças Salvador
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar