WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

24/09/2016 - Batalha do Calçadão fecha celebrações com MC Leser

Este domingo, 25, marca o encerramento das ações em comemoração aos 5 anos da Batalha do Calçadão. As celebrações culminam com a Batalha do Calçadão no Teatro Experimental de Uberaba, das 16h às 20h, com MC Leser (Ribeirão Preto), intervenções de DJs, rodas de Break, shows de Rap e batalha de MCs. 


Várias ações especiais foram realizadas neste mês, desde as tradicionais batalhas até exposições, debates, documentários e workshop.
A Batalha é uma realização da Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural, do MC Tói e o DJ Nenê.


Cairo Damasceno Silva, o MC Tói, e Ederson Leite Lemos, o DJ Nenê, fazem um balanço das ações realizadas durante este mês. “O saldo foi muito positivo. Trabalhamos fortemente com os quatro elementos do hip hop. O break, com o dia da dança no dia 17, quando recebemos Bboys de diversos lugares do Brasil, colocando Uberaba no circuito nacional de break e ganhando ainda mais respeito e reconhecimento e dando um maior destaque para os Bboys da Batalha de Uberaba”, avalia Tói.


Outro elemento do hip hop trabalhado nas comemorações dos cinco anos da Batalha foi o grafite, com exposições e workshop, difundindo ainda mais a arte na cidade e despertando o interesse dos jovens.


“O workshop de DJ deu oportunidade aos jovens de ter o seu primeiro contato com os equipamentos, entendendo o funcionamento e praticando a arte. Também recebermos uma atração internacional em Uberaba, a do DJ LickShot, que veio direto da Alemanha e que realizou uma apresentação histórica no Calçadão, no dia 3 de setembro. Também destacamos as rodas de poesia, revelando novos poetas que até então só escreviam em seu caderno, e nunca tinham se apresentado”, diz o MC.


Toi e Nenê lembram que dentro dos quatro elementos do hip hop o skate também teve o seu dia, com muitas manobras e união na pista do Piscinão. E enfatizam outro momento importante que fica gravado. “O hip hop teve história um encontro de gerações de Uberaba com debates e trocas de ideia, dando um passo importante para o futuro. Além do debate apresentamos o documentário “Batalha do Calçadão”, que chamou a atenção, com registros e imagens mostrando o movimento desde o início, em 2011, até a atualidade. Ocupamos vários espaços, a Casa da Cultura, o Calçadão, o Teatro Experimental de Uberaba – TEU, Biblioteca Municipal e o Piscinão, expandimos a cultura e mudamos a visão sobre o hip hop para muitas pessoas. Enfim, mostramos mais uma vez que nossa cultura é sadia e consciente e provamos isso para sociedade”, observa MC Tói.


Os organizadores lembraram que no rap os MCs tiveram mais eventos para rimar e treinar, e convidam todos para receber o show do MC Leser de Ribeirão Preto, que fecha a programação das celebrações, neste domingo, 25, no TEU.


“Nós, Tói e DJ Nenê, juntos com toda a equipe de produção, agradecemos à Fundação Cultural pela parceria e também a todos que marcaram presença e sempre apoiam nossa cultura. Aos que não conhecem ainda são nossos convidados especiais para ver o movimento melhor, porque o hip hop não para.”


Decreto – Em relação ao decreto que torna o hip hop e as Folias de Reis Patrimônio Cultural Imaterial de Uberaba, o MC comemora. “Nós da Batalha do Calçadão sempre trabalhamos muito para expandir a cultura hip hop de forma social e estamos provando que somos capazes. Nossa cultura já se tornou um ícone fundamental de Uberaba, sendo reconhecida nacionalmente levando o nome da cidade para o mundo. Nossa missão sempre foi fazer com que nossa cultura seja reconhecida realmente como ela merece, de forma certa. A Batalha é uma continuidade de que vários manos plantaram no passado. Somos a continuação e estamos também plantando para o futuro, para as próximas gerações e o decreto é um grande passo para a gente dar mais passos para o futuro”.


Maria das Graças Salvador
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar