WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

18/09/2016 - Trupe Tamboril apresenta projeto Rataplã – o barulho do tambor em Uberaba

Os caminhos do teatro são sempre cheios de embaraços, curvas, voltas e retornos. Ainda mais quando pensamos no teatro de rua, em sua ocupação do espaço urbano e na convivência com todos que querem celebrar a vida no interior da cidade, tão cinza nesses dias temerosos.


Com a Trupe Tamboril não tem sido diferente, mas sempre existe a certeza de que esse caminho é o que motiva a caminhada, feita com tanta alegria e necessidade. Até agora foram seis cidades contempladas com a circulação do projeto Rataplã – O barulho do Tambor que promove a circulação de espetáculos e oficinas da Trupe Tamboril. O projeto esta sendo executado por meio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura.


O grupo já contabilizou mais de 20 apresentações, com mais de 1.000 pessoas atendidas pelo interior mineiro. Começando por Uberaba e Água Comprida, o Tamboril passou por Delta, Veríssimo, Sacramento, Conquista e Conceição das Alagoas, faltando ainda ressoar por Araxá, Tapira, Uberlândia e para, enfim, retornar a Uberaba, cidade sede atual do grupo.


Em toda a circulação a pergunta curiosa do público é: Porque Alice do Maravilha? E a resposta é essa, nossa Alice é uma criança desse bairro periférico, que como em tantas periferias do Brasil precisa se acostumar com o não, desde cedo, mas que não se abate com os olhares de repressão e desaprovação. Pelo contrário, ganha força nos momentos mais difíceis, nas violências diárias que são superadas mesmo na solidão, nossa Alice é do Maravilha, é do Residencial 2000, é do Canãa, do Roosevelt, do Tibery, do Esperança, do Cartafina , do Morumbi... é uma criança que anda, avança e percebe que há algo errado com a cidade e seus personagens... Que o caminho é perigoso todos sabem; mas ainda mais necessário é trilha-lo com coragem e sempre olhando para um futuro melhor.


Alice do Maravilha terá duas apresentações em Uberaba, no dia 19 de setembro, no Auditório B (Biblioteca) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, a partir das 19h. E coroando com chave de ouro essa longa jornada que passou por toda a microrregião, Alice do Maravilha chegará enfim ao Residencial 2000, no CEU das Artes, no dia 30 de setembro, a partir das 19h. No CEU das Artes será realizada uma confraternização da Trupe Tamboril com a Banda Boletim de Ocorrência (Uberlândia) e a Trupe R2D de teatro no espaço do Céu das Artes com o apoio direto da Fundação Cultural de Uberaba.


Além do Alice, o Residencial 2000 recebeu no dia 1º de agosto, na Escola Municipal Professora Esther Limirio Brigagão, a Oficina Rataplã e uma apresentação do espetáculo Partidas.


Antes de Uberaba, a Trupe Tamboril passa por Araxá, neste sábado, no dia 22 estará em Conquista, e segue para Tapira, onde se apresenta nos dias 23 e 25.


Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar