WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

17/09/2016 - Domingo na Concha celebra a inclusão social

Talento sem preconceito. Este é o tema do Domingo na Concha deste dia 18, evento especial em comemoração ao Dia Internacional de Luta de Pessoas com Deficiência e abertura da Semana Nacional de Trânsito.


Várias atrações serão realizadas, com a apresentação do cantor Peixinho e banda, Fábio Souza, Coral da Apae, Balé da Adefu, Túlio Martins, Vander e Vandeir.


O Domingo na Concha é uma realização da Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural de Uberaba e neste dia 18 conta também com a parceria das secretarias de Desenvolvimento Social e a de Defesa Social, Trânsito e Transporte, e da ONG Voluntários da Acessibilidade.


Vale lembrar que o Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes foi instituído pelo movimento social em encontro nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005. Esta data é comemorada e lembrada todos os anos, desde então, em todos os estados brasileiros e serve de momento para refletir e buscar novos caminhos e como forma de divulgar as lutas por inclusão social.


No Brasil, segundo o IBGE, 14,5% da população tem algum tipo de deficiência, o que representa algo em torno de 24,5 milhões de pessoas. Os direitos dos deficientes estão garantidos na Constituição Federal de 1988 e o Brasil tem uma das legislações mais avançadas sobre os direitos das pessoas com deficiência.


Outra comemoração deste domingo será da abertura da Semana Nacional de Trânsito, prevista na Lei 9503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro. A Semana Nacional de Trânsito é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, e é um convite à participação de toda a sociedade no esforço para a redução de acidentes. Este ano o tema da Semana é “Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”. A principal finalidade é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária.


O Domingo na Concha acontece na Praça Afonso Pena – Concha Acústica, das 11h às 14h.


Maria das Graças Salvador
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar