WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

16/09/2016 - João Mendes é o convidado do Dandô deste mês

O Circuito Dandô – Circuito de Música Dércio Marques deste mês de setembro recebe o poeta, compositor, arte-educador e músico- terapeuta, João Mendes, do Rio de Janeiro. O Dandô acontece nesta sexta-feira, 16, no Teatro Experimental de Uberaba, a partir das 20h. Além de João Mendes terá a participação de André Luís e do anfitrião Marcelo Taynara.


Autodidata, João Mendes tem músicas gravadas por artistas como Dércio Marques, Daniela Lasalvia, Fernando Guimarães, Uliana Dias, Andréa dos Guimarães, João Arruda, Carol Ladeira, entre outros. É um dos membros fundadores do grupo musical CantaVento, destinado ao público infantil, que existe desde 2002. Também é fundador do grupo Retrilhos, criado em 2005 e que levou à frente seus trabalhos autorais até 2008.


Em 2006, lançou seu primeiro CD duplo, os álbuns “Terra” e “Das águas”, gravado de forma independente. Em 2006 e 2007, com o grupo Retrilhos, fez shows em diversos locais pela Bahia e em 2007 também realizou o show “O caminho de rio” e oficinas relacionadas a ele, em 11 cidades do interior de São Paulo pelo projeto “Teia do Saber” da Universidade Estadual de Campinas. 


João Mendes fez parte do grupo de pesquisa de percussão corporal liderada pelo maestro Stênio Mendes, em Campinas, em 2007 até 2008. A partir de 2008, João saiu para estrada apenas com seu violão, cantando e dando oficinas pelo Brasil.


Em 2010, lança seu disco Caminho de Rio, com participação de Dércio Marques, Daniela Lassalvia, João Arruda, Cantavento, Fernando Guimarães e outros. Em 2011 e 2012, toca e faz trabalhos com musica-terapia na Gota Sat Som e Alto Paraíso – GO. Em 2013 é convidado para tocar no festival Ilumina, também em Alto Paraíso, ao lado da dupla Yacamin e Renato Tupy, e deste encontro nasce o seu quarto álbum, “Encontro das Águas”.


Circuito Dandô – Músico uberabense, Dércio Marques foi um dos cantadores que mais contribuiu com a arte nos “Brasis”, unindo artistas de toda parte, de várias gerações, estilos e culturas. O nome “Dandô”, vem de um trecho da canção Canto dos Ipês Amarelos, de autoria de João Bá, e gravada por Dércio, “Dandô, Ô dandei...” A proposta do “Dandô” é envolver artistas que têm seu trabalho reconhecido junto ao público, mas que, por meio do projeto, podem obter uma melhor projeção no panorama nacional, levando um canto em cada canto do Brasil.


O projeto é uma idealização da cantora Kátya Teixeira, que busca a realização de uma verdadeira interação musical por todo o país, por meio do intercâmbio entre artistas de vários rincões, objetivando mostrar as diversas sonoridades regionais e gerar também novos públicos. Cada artista que integra o projeto sai de sua cidade natal para se apresentar nos pontos que fazem parte do circuito. Na circulação estão envolvidos artistas anfitriões e em circulação, que juntos, em cada cidade, promovem projeção da cultura local, apresentação de trabalhos musicais dos artistas em circulação, intercâmbio cultural e reflexão. Sempre ao final de cada apresentação o público participa de uma roda de conversa e podem conhecer mais sobre o artista, fazer perguntas e refletir sobre o fazer artístico cultural.


Maria das Graças Salvador
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar