WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

16/09/2016 - Exposição e workshop celebram cinco anos da Batalha do Calçadão

Dentro das celebrações dos 5 anos da Batalha do Calçadão dois eventos marcam a semana: exposição e workshop, além de roda de poesia.
O público participante poderá conhecer os elementos do hip hop nesta sexta, 16, e na próxima, 23, através do Workshop Rap e DJ – Batalha do Calçadão 5 anos: os quatro elementos do hip-hop –  dança, rima, break e grafite. O evento será realizado no pátio cultural da Biblioteca Pública Bernardo Guimarães, das 19h30 ás 21h.


Também nesta sexta, 16, será aberta a exposição“Metamorfose Urbana”, em comemoração aos cinco anos da Batalha do Calçadão. A mostra será aberta às 19h, na Galeria de Arte Anatê, no hall da Biblioteca Municipal, e a visitação acontece de 16 a 30 de setembro, das 7h15 às 21h45 de 2ª a 6ª e aos sábados da 7h15 às 16h45.


Vale lembrar que a exposição mostrando os cinco anos da Batalha e os elementos do hip hop estava na Casa da Cultura-Fundação Cultural e será transferida para a biblioteca, com intervenções de DJs, rodas de break, roda de poesia, roda de rima e troca de ideias entre o público.


O projeto “Metamorfose Urbana” propõe produzir uma série de trabalhos em telas evidenciando o vínculo entre as crianças, adolescentes e a cultura hip-hop. A iniciativa é uma parceria entre os projetos Crescer e Transformar e a Batalha do Calçadão. São apresentados cerca de 15 trabalhos produzidos por crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 14 anos, atendidos pelo Crescer e Transformar, que acontece no Educandário Menino Jesus de Praga em Uberaba. Sob regência do arte-educador Clayton Tomaz da Costa, a mostra revela o alcance social que a Cultura Hip-Hop tem entre os jovens periféricos de todo o Brasil. A exposição Metamorfose pretende expor a visão dos mesmos sobre a cultura de rua e sua implicação social nos dias atuais.


Neste mês ainda acontecem mais dois evento celebrando os cinco anos da Batalha. No dia 17 será realizada a Batalha do Calçadão 5 anos, com intervenções de DJs, discotecando, rodas de Break, shows de Rap, batalha de MCs, especial dia da dança, no Teatro Experimental de Uberaba, das 16h às 20h. Para terminar as comemorações, no dia 25 será o encerramento das ações em comemoração aos 5 anos daBatalha do Calçadão, com MC Leser, de Ribeirão Preto, e intervenções de DJs, discotecando, rodas de break, shows de Rap, batalha de MCs, no Teatro Experimental de Uberaba, das 16h às 20h.


A Batalha do Calçadão iniciou em agosto de 2011 e com a parceria da realização e estrutura da Fundação Cultura de Uberaba com o MC Tói e DJ Nenê, desde 2014, foi fundamental para dar maior visibilidade ao movimento Hip Hop em Uberaba, colocando em cena diversos artistas que, até então, não possuíam espaço, ou tinham uma grande carga de preconceito.  


“O objetivo do projeto é criar um ponto de encontro com entretenimento gratuito para a juventude uberabense. Muitas vezes, os jovens não têm uma diversão para ir e estamos oferecendo este projeto como opção, além de ser um espaço de discussão política sobre vários temas sociais”, afirmam os idealizadores do projeto, o rapper Toi e o DJ Nenê, que já realizam o evento desde 2011 e comemoram o crescimento do projeto dia a dia.


Maria das Graças Salvador
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar