WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

07/09/2016 - Documentário conta história do hip hop em Uberaba

Evento irá mostrar a história da Batalha do Calçadão e promover encontro das gerações do Hip Hop, com troca de ideia e de experiências desde a primeira geração até a atual


Mais uma importante ação acontece nesta quinta-feira, 8, em comemoração aos 5 anos da Batalha do Calçadão. É a exibição do documentário Batalha do Calçadão, que será realizado no Teatro Experimental de Uberaba, das 20h às 22h.


O evento será um encontro das gerações do Hip Hop, com troca de ideia e de experiências desde a primeira geração do Hip Hop de Uberaba até o presente. A informação é de um dos idealizadores e realizador da Batalha, Cairo Damasceno Silva, o MC Toi.


Toi destaca que na exibição comparecerá a atual geração do Hip Hop, que irá se encontrar com a que iniciou o movimento em Uberaba. “Será importante para as gerações se conhecerem, compartilharem pensamentos em prol de uma melhor construção para o futuro. Bboys, MCs, DJs e grafiteiros estarão presentes para contar suas histórias de vida vivenciadas na cultura. Será um momento de ensinamentos e principalmente de aprendizados”, conta MC Toi.


Toi e o DJ Nenê observam, ainda, que na noite de quinta será exibido documentário Batalha do Calçadão, contando a história do evento de 2011 a 2016, com depoimentos e toda a história destes cinco anos.


O projeto Batalha do Calçadão iniciou em agosto de 2011, com os idealizadores Toi e DJ Nenê. A primeira edição reuniu pouco mais de dez pessoas, quando as rimas, a capela e as batidas eram feitas ao som de um pequeno rádio, da avó do MC Toi. Um ano depois, em 2012, com uma caixa de som pequena, um microfone e a ajuda de lojistas, que emprestavam a energia elétrica, o público e o número de MCs aumentaram. Em 2013 o projeto ampliava com DJs, roda de break, dois microfones e grande aumento de público.


Em 2014 a realização da Batalha do Calçadão passou a ser feita pela Prefeitura de Uberaba, através da Fundação Cultural, e MC Toi e DJ Nenê. Com esta parceria, o público passa de dezenas para centenas de pessoas, elevando o evento em nível nacional, sendo um dos mais reconhecidos no país.


Com o sucesso do projeto, com a Fundação na realização, a Batalha passa a ocupar, além do Calçadão da rua Arthur Machado, o Teatro Experimental de Uberaba (TEU), o Piscinão/Parque das Acácias, CEU das Artes, Circo do Povo e o Teatro Vera Cruz, aumentando ainda mais o público. A ocupação da arte urbana também aconteceu em escolas e faculdades, com grande aumento de participantes e espalhando a cultura do Hip Hop por toda a região, se consagrando de vez como uma das maiores do país.


O projeto está atraindo tantos jovens que Uberaba foi escolhida para realizar a pré-eliminatória regional do Duelo de MCs Nacional e ganhou reconhecimento nacional.


O objetivo da Batalha é difundir a cultura Hip Hop, conscientizando e levando entretenimento aos jovens. Para isso acontecem intervenções de DJs, discotecando, rodas de break, ou dança, apresentações, shows de rap, batalha de MC’s e sempre abrindo espaço curto para discussões de temas relacionados com a juventude. Também busca o diálogo com a juventude, que busca espaço para discutir políticas para a cidade.


A Batalha no Calçadão é uma forma de dialogar com uma juventude que quer pensar a cidade e a inclusão da arte e cultura como a expressão dos seus desejos, sonhos e perspectivas para o futuro.


Não percam nesta quinta, 8, o documentário “Hip Hop tem História”, no Teatro Experimental de Uberaba, das 20h às 22h.


Jornalista Maria das Graças Salvador
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar