WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

27/10/2016 - Fundação Cultural reúne Folias de Reis para reativar Associação em Uberaba

A Casa da Cultura, sede da Fundação Cultural, vai receber nesta quinta-feira (27) foliões de Santos Reis e membros da sociedade para uma reunião que pretende reativar a Associação das Folias de Reis de Uberaba. A reunião será às 19h e o objetivo é apresentar a comissão responsável e oficializar os membros da associação com o conhecimento de todos os interessados.
 
A iniciativa da reunião é do presidente da Fundação Cultural, professor Antônio Carlos Marques, juntamente com o folião José Eustáquio Secundino e Gilberto Resende, da Associação Casa do Folclore. Antônio Carlos destaca que a participação dos membros das Folias de Uberaba é de grande importância na noite desta quinta. “Reativar esta Associação, que foi criada em 1995, será um grande passo para que as Folias estejam aptas a participar de editais de incentivo para a captação de recursos, além de unir ainda mais os grupos em torno das festividades populares”, explica o presidente da FCU.

Em setembro, a prefeitura de Uberaba e Fundação Cultural publicaram no Porta-Voz, o decreto que homologa o registro desta tradicional manifestação como Patrimônio Cultural Imaterial de Uberaba, determinando que sejam procedidos os assentamentos legais, principalmente no Livro de Registro das Celebrações, conforme determina a Lei 10.717 de 17 de dezembro de 2008. Neste caso fica proibida a descaracterização do Movimento das Folias de Reis em Uberaba.

O decreto lembra, dentre outras coisas, o valor histórico e cultural das Folias, e que “a proteção por meio de registro da manifestação cultural, não só reconhecerá esses valores como também proporcionará a busca pela sua salvaguarda que simboliza o ato da celebração de grupos importantes para o município”.

Em relação à salvaguarda, vale lembrar que a Fundação Cultural - por meio da equipe do Setor Municipal de Patrimônio Cultural (Sempac) está realizando desde 2015 o processo de inventário das Folias de Reis de Uberaba, que consiste na catalogação das companhias existentes utilizando registros fotográficos, filmagens e entrevistas, que revelarão detalhes importantes como o tempo que as companhias foram formadas, a quantidade de integrantes e a história de cada grupo.

A estimativa é que Uberaba possui cerca de 160 companhias de Folia de Reis, sendo a cidade mineira com mais grupos registrados da manifestação cultural. Com o processo de inventário e salvaguarda, as folias deverão ser inscritas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio imaterial do Brasil.

Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar