WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

03/09/2016 - Atração de DJ internacional marca Batalha do Calçadão especial cinco anos

Os cinco anos da Batalha do Calçadão será comemorado neste sábado, 3, com intervenções de DJs, discotecando, rodas de Break, shows de Rap, batalha de MCs e a presença especial do DJ LickShot, que vem direto da Alemanha/São Paulo para participar do evento, após aceitar o convite do rapper Toi e do DJ Nene.


E tem motivo para a presença do renomado DJ, afinal a Batalha do Calçadão de Uberaba ganhou espeço não somente em Uberaba, mas também no país e além fronteiras.


A celebração dos cinco anos da Batalha será no Calçadão da rua Artur Machado, neste sábado, das 16 às 21h.


A arte urbana, com a cultura hip hop e a Batalha do Calçadão, iniciou havia cinco anos, m agosto de 2011, mas ganhou espaço, voz, vez e maior visibilidade com a parceria realizada entre a Fundação Cultural de Uberaba com o MC Toi e DJ Nenê desde 2014. Desde então o hip hop e a Batalha colocaram em cena diversos artistas que, até então, não possuíam espaço, ou tinham uma grande carga de preconceito.  E desde então o movimento cresceu tanto que ganhou notoriedade no país, projetou Uberaba nacionalmente, sendo considerado um dos maiores realizados e com artistas de peso. Tanto que duelos regionais, estadual e nacional passaram a ser realizados em Uberaba. E as Batalhas, realizadas a cada 15 dias atraem cada vez mais amantes do hip hop.


A Batalha é uma realização da Fundação Cultural com o MC Toi e DJ Nenê.


“Nesta gestão o poder público, em especial a Fundação Cultural, está abrindo o leque para todos os estilos culturais e também uma diversidade legal em Uberaba, dando oportunidade para pessoas como a gente, que já trabalhava com a Batalha, e apoia este projeto, entrando na realização deste evento. Abraçamos a oportunidade e a ideia de fazer o melhor possível, para que a gente evolua e principalmente para que a cultura hip hop continue evoluindo e se expandindo, como tem acontecido”, diz Toi, lembrando que antes nem conseguia entrar na Fundação, e que na atual gestão foram bem recebidos, tanto da atual gestão quanto da anterior.


E lembra: “Esta é a principal ideia da Batalha do Calçadão, ser vitrine para que novos artistas cheguem de forma sadia e esta oportunidade que a Fundação está dando é importante”, comemora.


Quem assiste uma batalha do hip hop fica encantado. Toi lembra que as batalhas têm improvisos e as rimas são feitas na hora, priorizando a criatividade e um bom tema, que passe coisas positivas para o público.


Outro idealizador do projeto, o DJ Nenê, destaca que a Batalha do Calçadão é um evento com continuidade e sem problemas, um dos motivos que fez o evento foi ganhar reconhecimento nacional.


Destaca que os integrantes da Batalha em Uberaba foram vice-campão nacional, levando o evento a ter reconhecimento nacional. “Se perguntarem da Batalha do Calçadão em todos os lugares do país, do Rio Grande do Sul à Bahia, o pessoal conhece. Graças à continuidade que temos da arte urbana, ocupando espaço no Calçadão, no TEU e no Vera, promovendo eventos e não desistindo nunca. Estamos formando novos MCs e esparramando a arte para várias pessoas conhecerem”, diz o DJ Nenê.


DJ LickShot – Para marcar os cinco anos, Uberaba recebe um dos maiores DJ do mundo, o DJ LickShot, mestre nas transições rápidas e precisas quando em ação frente as pick-ups, sempre explorando tudo que há de melhor e mais atual no universo da Black Music mundial.


Desde 2000, LickShot vem se apresentando por inúmeros clubes e festas pela Europa, sempre partindo de seu "QG" na Alemanha onde residiu desde os 7 anos até 2011. Buscando ampliar seu horizonte e refinar suas apresentações, incorpora ao vivo mashups, dubsteps e o electro a
seus sets, assim como o Dancehall, levando às pistas a um verdadeiro estado de ebulição.


Além disso, LickShot teve o prazer e a responsabilidade de atuar como DJ suporte de artistas de altíssimo calibre como Rihanna, Snoop Dogg e Busta Rhymes quando em tour pela Europa.


Recentemente se mudou para São Paulo, onde, em busca novos desafios para sua carreira, e começa a despontar como uma das grandes opções para contratantes de todo o Brasil.


Vale lembrar que o movimento hip hop envolve quatro elementos principais: o rap, o DJ, o breaking (dança de rua praticada pelos b-boys e b-girls), e a arte do grafite.


Programação – Várias atividades estão programadas para celebrar os cinco anos da Batalha. Na Casa da Cultura/Fundação Cultural, está exposta a mostra“Metamorfose Urbana”, que prossegue até dia 15 e dia 16 segue para a Biblioteca Municipal. No dia 8 acontece exibição do comentário Batalha do Calçadão “Hip Hop tem História”, no Teatro Experimental de Uberaba, das 20h às 22h. Já no dia 10, dentro das comemorações dos 5 anos da Batalha será realizado o Game of Skate, na pista de skate do Piscinão, das 14h às 19h.


Nos dias 16 e 23 serão realizados o workshop Batalha do Calçadão 5 anos: os quatro elementos do hip-hop – dança, rima, break e grafite, no pátio cultural da Biblioteca Pública Bernardo Guimarães, de 19h30 a 21h.


No dia 17 será realizada a Batalha do Calçadão, 5 anos, no Teatro Experimental de Uberaba (TEU), das 16h às 20h.Finalizando as celebrações, no dia 25 acontece a Batalha do Calçadão, com MC Leser, de Ribeirão Preto, também no TEU.


Maria das Graças Salvador
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar