WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

26/10/2016 - Memorial Chico Xavier recebe oficina de pintura com técnicas de grafite

A Fundação Cultural iniciou, nesta terça-feira (25), a primeira oficina cultural no espaço do Memorial Chico Xavier. A oficina é de pintura em tela com técnicas de grafite e acontece em parceria com a Escola Municipal Madre Maria Georgina, do bairro Volta Grande, atendendo inicialmente 12 alunos. As aulas somarão a carga horária de 24h e acontecerão nas terças e quintas-feiras, das 14h30 às 16h.
 
Durante as oficinas no Memorial, os alunos aprenderão desde a história e o conceito do grafite, até as técnicas e principais fundamentos de pintura e textura, colocando em prática noções de esboços, traços, exercícios de observação, perspectiva e ampliação por escala. O conteúdo será dividido em cinco módulos de estudo.
 
O museólogo da Fundação Cultural, Carlos Vitor Silveira de Souza, explica que esta oficina inicia oficialmente as ações socioculturais do Memorial Chico Xavier. “O objetivo é trazer as pessoas para o espaço indo além das exposições e da visitação, e pretende-se ampliar as vagas e os tipos de oficinas. Esta é uma proposta experimental, para que a gente possa verificar as demandas necessárias, e posteriormente fazermos esta ampliação com conteúdo e qualidade”, ressalta ele.
 
O educador Clayton Tomas da Costa, responsável pela oficina, destacou o quanto é diferente a proposta de ocupar um espaço de Museu, entre exposições. “Eu acredito que a importância desses projetos é que a oficina é uma alternativa ao ócio, uma oferta de atividade não convencional para quem se identifica com a arte. É uma postura diferenciada da Fundação Cultural, que está fazendo acontecer esta oficina”.
 
O Memorial Chico Xavier, que foi criado pela Lei Municipal nº 12.448/2016 e está vinculado ao Departamento de Museus da Fundação Cultural, conta com espaços multifuncionais, com galerias de exposições, biblioteca, Centro de Pesquisa e Documentação, auditório e praças contemplativas. Ele fica na av. João XXIII, 2.011, Parque das Américas, e está aberto para visitação gratuita de terça a domingo, das 13h às 18h.
 
Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar