WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

26/10/2016 - 5º Panorama das Artes Visuais começa nesta quarta-feira no Mada

O Museu de Arte Decorativa de Uberaba (Mada) reabrirá, após reparos e manutenções, com o 5º Panorama das Artes Visuais de Uberaba, evento que oferecerá workshops gratuitos nesta quarta (26), quinta (27) e sexta-feira (28). O projeto é uma realização da Fundação Cultural e da Associação Cultural Casa do Folclore, por meio do Fundo Estadual de Cultura – Governo de Minas Gerais.

Acontecerão, ao todo, quatro workshops ao público: Cerâmica Raku, Desenho de Paisagem e duas modalidades em Pintura. As 15 vagas para a Desenho de Paisagem já estão esgotadas, porém ainda é possível se inscrever nas outras oficinas. Os interessados devem enviar email para culturauberaba@gmail.com, informando o nome completo, data de nascimento, modalidade que deseja participar e o telefone para contato.

 O workshop Pintura e Queima Cerâmica Raku será com o artista Erli Fantini (Belo Horizonte/MG) e acontecerá no dia 26, com montagem do forno às 16h, e no dia 27 com a pintura e queima das peças, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30. Já o workshop Desenho de Paisagens, com Fernando Augusto (Vitória/ES), será nos dias 27 e 28, das 13h30 às 17h30.

 Os dois workshops de pintura acontecerão no dia 28, das 9h às 17h30. Um deles será “A casa no imaginário de todos nós”, com Alexandre França (Uberlândia), que vai trabalhar a criação de uma escala cromática e a criação de pintura. A outra modalidade será “Experimentação pictórica: sob o mesmo teto”, ministrada por Rodrigo Freitas, também de Uberlândia, e abordará a experimentação pictórica do espaço e da pintura a tempera. Para esta oficina os participantes devem ser maiores de 16 anos.

 Ainda na programação, o 5º Panorama das Artes Visuais vai inaugurar a exposição especial no dia 27 de outubro, às 20h no Mada. Os três artistas ministrantes dos workshops trarão peças de seus acervos para compor a exposição, que ficará aberta para visitação até o dia 25 de novembro e também contará com peças produzidas pelos participantes do Panorama.

 O endereço do museu é rua Maria de Lourdes Melo Coli, 30 – Residencial Dr. Abel Reis.

Melhorias no Mada

Os reparos e manutenções no Mada foram realizados pela Fundação Cultural por meio de verba do Fundo Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Fumphau), que recebe os repasses do ICMS Cultural do município.

O MADA, que é patrimônio tombado pelo Decreto 1554/1999, recebeu manutenção da pintura das fachadas e reparos no madeiramento do beiral e corrimão, que se encontravam danificados por intempéries. De acordo com arquiteta do Setor Municipal de Patrimônio Cultural (Sempac), Daniela Velludo, foi realizada ainda a correção do emboço e lixamento da parte externa.

“O projeto visou a recuperação da pintura das portas, janelas, gradil e barrados. A reforma e manutenção faz parte do investimento pelo Fundo Municipal Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba”, explica a arquiteta.

Luiza Carvalho – Jornalista

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar