WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

26/08/2016 - TEU Jazz apresenta Eduardo Machado Trio em lançamento de CD

Eduardo Machado Trio é a atração do TEU Jazz desta sexta-feira, 26, que acontece no Teatro Experimental de Uberaba, às 21h. No evento Eduardo faz o lançamento de seu quarto CD “EM Trio” com Marcio Bahia e Gil Reis.

Considerado atualmente pela crítica especializada como um dos maiores músicos brasileiros nesse instrumento, o músico expressa em seu contrabaixo, destreza e versatilidade. O contrabaixista Eduardo Machado pertence à nova safra de músicos que reúne a excelência do jazz e a qualidade da música brasileira. Depois de  se formar em MPB e Jazz pelo Conservatório Carlos Campos de Tatuí, Eduardo tocou e gravou com Diego Figueiredo, Roberto Menescal, Toninho Ferragutti, Michel Leme, Chico Oliveira, Bob Wyatt e Gabriel Grossi, Arthur Maia, Robertinha Silva, Márcio Bahia, entre outros.


O CD apresenta em 9 cenas retratadas pelo contrabaixista, a atual performance artística da música brasileira, com acordes, batuques, efeitos sonoros, em um jogo dinâmico e extremamente melódico, com maracatu, samba, baião, choro, bossa nova. Em “EM Trio” (abreviação de Eduardo Machado Trio), existe a formação clássica de um grupo de jazz, com o contrabaixista, o baterista Marcio Bahia e o pianista Gil Reis, que já toca com Eduardo há anos.


Das nove composições do repertório, seis são de sua autoria. A faixa que abre o CD é uma composição de EM que se chama Samba Lá, um samba partido alto que é uma onda um pouco mais “funkeada” onde é explorado bem o ritmo e ficou bem “suingada”.


A segunda é Choro Bagual que é uma composição do Alegre Corrêa, com arranjo de EM, onde o baixo faz a melodia na primeira parte da música o que não é uma coisa muito usual. Além de ter um super solo do Marcio Bahia no final do tema.


A terceira é uma composição do Filó Machado, Baião do Porão, que Em gosta muito e sempre toca em seus shows e colocou no CD. A quarta música, Valsa de Carnaval, é de sua autoria. Eduardo lembra que no carnaval não tem valsa, mas como compôs ela durante o carnaval, recebeu este nome.


A quinta faixa é um bossa nova que fez em homenagem a cidade mineira de Viçosa, onde faz a melodia utilizando um baixo sem trastes (fretless).
A sexta faixa é uma composição do baixista Ronaldo Sagioratto que se chama Quinta do Pontal que é uma onda bem gaúcha, com um lindo solo de piano de Gil Reis e um magnífico solo de bateria do Marcio.


A sétima música, Dançando na chuva, é mais uma composição de Eduardo, onde faz um groove improvisado no início da música; depois que começa a melodia já vai para o final, que é exatamente ao contrario do normal.


Na oitava faixa, Minas, é uma homenagem ao Estado de Minas Gerais e nela futiliza uma forma de compasso bem comum na música mineira que é o 6/8.


A nona música é uma composição de EM meio “hermetiana”, a Risoto de Galo. É um maracatu, com escala a Tons Inteiros, que cria uma atmosfera que lembra bem o nordeste do Brasil.


O contrabaixista tem outros três CDs gravados: “Eduardo Machado” – 2009; “União” – 2011 e “Eduardo Machado Quintet” – 2013.  Atualmente ele está finalizando o CD “União II”, em parceria com Robertinho Silva e convidados especiais com Sizão Machado, Victor Biglione, Gabriel Grossi, Diego Figueiredo, Chico Oliveira, Alegre Corrêa, Ivinho Lopes e Nay Carvalho. Este CD deve ficar pronto ainda este ano. Outro projeto para o início de 2017 é um CD numa onda mais groove… onde EM irá experimentar e ousar… Ele já compôs mais da metade das músicas e trabalha em cima dos arranjos.


O TEU Jazz com Eduardo Machado Trio será sexta-feira, 26, às 21h, no Teatro Experimental de Uberaba, que fica na rua Padre Zeferino, 998.
Maria das Graças Salvador


Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar