WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

19/08/2016 - Kátya Teixeira faz a cantoria no Dandô de agosto

Dona de uma voz rara e de personalidade musical inconfundível, Kátya Teixeira é a atração do Dandô – Circuito de Música Dércio Marques do mês de agosto em Uberaba. O encontro com o público está marcado para esta sexta-feira, 19, às 20h, no Teatro Experimental de Uberaba. Cantora, compositora, instrumentista, pesquisadora da cultura popular e da tradição oral, Kátya será recebida pelo anfitrião André do Vale e Gilberto Rezende, além de Iraides Madeira, Olga Lucena Caxangá, Janicia Maria Dias, Sergio Ramos, Marco Túlio Oliveira Reis, Dalisio Vicente de Paula Filho, Isabel Minaré, Ruth Gobbo, Marcia Helena Tosta, Tito Rios, Janice Lopes, Alexandre Guti Saad, Marcinha Resende e Mônica Valle Caetano.


Em mais de 20 anos de carreira, Kátya Teixeira registra 5 CDs gravados e inúmeras participações em álbuns e shows de artistas consagrados da Música Popular Brasileira. A compositora paulistana foi indicada por duas vezes ao Prêmio da Música Brasileira, concorrendo como melhor cantora regional, e Troféu Catavento 2012, de Solano Ribeiro – Rádio Cultura/SP. Neste show, Kátya revela seu trabalho de garimpar saberes e sonoridades que incorporam à sua musicalidade, fazendo reverência aos mestres populares e às manifestações culturais autênticas do nosso país.


Além do recém lançado CD Coletânea “Cantariar” – comemorando seus 21 anos de carreira – com uma compilação de algumas de suas participações em CDs de parceiros ao longo de sua trajetória, Kátya prepara o CD autoral “As Flores do Meu Terreiro”, com canções inéditas em parceria com Consuelo de Paula, Paulo César Nunes, João Evangelista Rodrigues, Lígia Araújo, Rogério Santos, Gildes Bezerra, Beth Magalhães, Wander Porto, Victor Batista e muito mais... com lançamento previsto para o segundo semestre de 2016.


Assina vários projetos culturais dentre os quais se destaca o Dandô – Circuito de Música Dércio Marques que cria um intercâmbio e circulação de música popular em várias cidades brasileiras, além da realização de vivências e oficinas integrando e valorizando a cultura popular pelo país. Esse projeto recebeu o Prêmio Brasil Criativo do MINC/SEBRAE em 2014 como melhor projeto de Música na categoria Artes e Espetáculos.


Projeto – “Dandô – Circuito de Música Décio Marques” homenageia o músico uberabense, que dá nome à iniciativa, um dos cantadores que mais fez pela arte nos “Brasis” que estão fora do eixo da mídia de massa, unindo artistas de toda parte, de várias gerações, estilos e culturas. Vale lembrar aniversário de Décio seria neste dia 19, se estivesse vivo. Dandô é um circuito nacional, que apresenta todo mês músicos de vários lugares diferentes do Brasil, sempre recebidos por um anfitrião da cidade.


O nome “Dandô” vem de um trecho da canção Canto dos Ipês Amarelos, de autoria de João Bá, e gravada por Dércio: “Dandô, Ô dandei../ Olha o vento que brinca de dandar/ Ele vem pra levar as andorinhas/ E quem sabe a canção pra uma janela / Saciar o ipê que se formou/ E roubar suas flores amarelas”.  A palavra é uma corruptela do verbo andar, no linguajar dos pretos velhos. A cantora e idealizadora Kátya Teixeira, defende que, pelo trabalho de Dércio Marques em construir pontes musicais e valorizar a cultura popular, pode ser também “dandar” uma diferente forma de fazer arte e cultura. Pela proposta inovadora e em rede, o Circuito Dandô foi reconhecido através do Prêmio Brasil Criativo, do Ministério da Cultura, em 2014, na categoria música.


O Dandô, com Kátya Teixeira acontece nesta sexta no TEU, a partir das 20h. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos a R$ 10 pelo telefone (34) 98857 0983 (TIM) e a R$ 20 na bilheteria no TEU na hora do show. O TEU fica na Rua Padre Zeferino, 998. Imperdível, venham cantariar e festejar com gente.


Maria das Graças Salvador
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar