Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Fundação Cultural

07/07/2016 - Novo edital do Fundo Municipal de Cultura será lançado nesta quinta-feira

A Fundação Cultural de Uberaba irá lançar, nesta quinta-feira (7), o novo edital do Fundo Municipal de Cultura (FMC). O evento, que acontecerá no Teatro Experimental de Uberaba a partir das 19h, é aberto a todos os agentes, produtores e representantes de manifestações culturais, além de toda a comunidade. A abertura será com mostra da Batalha do Calçadão, seguida por depoimentos dos participantes do primeiro edital do FMC e pelo lançamento oficial da nova edição do edital.


Neste ano, o FMC prevê R$300 mil reais para o financiamento dos projetos aprovados, como limite máximo de R$25 mil para cada projeto cultural. O edital, que se consolidou como uma grande conquista para o setor artístico-cultural de Uberaba continua com o objetivo principal de fomentar a produção dos bens culturais e o acesso aos mesmos, por meio do investimento de recursos financeiros para a realização de empreendimentos artístico-culturais.


Na sua segunda edição, os critérios visam dar toda a transparência ao processo de análise e seleção de projetos, contribuindo para a democratização da cultura, proporcionando reconhecimento a iniciativas consistentes e, consequentemente, benefício sociocultural para o município.


As inscrições, que começam na sexta-feira (8), poderão ser feitas até 22 de agosto de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h na Fundação Cultural de Uberaba, que fica na praça Rui Barbosa, 356. No ato da inscrição, o participante deverá entregar a ficha de inscrição e os formulários que compõem o Projeto (modelos próprios, anexos no edital), juntamente com toda a documentação exigida. Vale destacar queo projeto inscrito deverá ter caráter estritamente artístico-cultural e não poderá, de forma alguma, possuir caráter comercial. Além disso, o local de produção e execução deve ser exclusivamente a cidade de Uberaba. Cada proponente poderá inscrever apenas um projeto.


Poderão participar projetos nas seguintes áreas: música;artes cênicas, compreendendo teatro, dança, circo, ópera e congêneres; audiovisual, compreendendo cinema, vídeo, internet, televisão, rádio e congêneres;  literatura (pesquisas, estudos de caráter científico no âmbito literário, dentre outros); artes visuais, compreendendo fotografia, artes plásticas, design, e artes gráficas e tecnológicas, e congêneres; patrimônio histórico, artístico, cultural, natural, espeleológico, geológico, arqueológico e paleontológico; folclore, artesanato e demais manifestações culturais populares tradicionais; e Artes Integradas.


Para ter acesso ao edital, os interessados poderão acessar o site da Fundação Cultural, no link www.culturauberaba.com.br/editais. O material estará disponível a partir da manhã de sexta-feira (8).


Vale destacar que os proponentes dos projetos aprovados em 2015 estarão presentes nesta quinta-feira, no lançamento do FMC 2016, trazendo aos presentes depoimentos sobre a experiência, o processo de desenvolvimento, execução e resultado de seus projetos.


O Teatro Experimental – TEU fica na rua Padre Zeferino, 998, no bairro Fabrício. O evento tem início às 19h e a entrada é gratuita.

Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub