WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

16/10/2016 - Fundação Cultural aprova 17 projetos no edital do Fundo Municipal de Cultura

A Fundação Cultural divulgou no Porta Voz desta sexta-feira (14) o resultado final do edital do Fundo Municipal de Cultura (FMC). Foram 70 projetos inscritos nesta edição e, após a avaliação da Comissão Municipal de Incentivo à Cultura – CMIC, 17 projetos estão entre os contemplados.
 
A diretora de Fomento e Patrimônio da Fundação Cultural, Lisete Resende, revela que a seleção não foi fácil, pois projetos com muita qualidade foram inscritos. “Recebemos neste ano o dobro de inscrições da primeira edição, pois com a experiência do ano passado as pessoas viram o quanto o trabalho deu certo e foi realizado com transparência e seriedade. Dentro da seleção foi estabelecido que cada projeto passasse no mínimo por três pessoas da CMIC para análise, e posteriormente houve uma assembléia geral com todos os membros da Comissão. “Estamos satisfeitos com o resultado, pois com certeza irá ampliar a agenda cultural da cidade, que é um dos objetivos do edital”, destaca Lisete.
 
Os projetos aprovados abrangem as áreas de artes integradas, audiovisual, literatura, patrimônio histórico, música, artes cênicas e manifestações culturais populares. O presidente da Fundação Cultural, Antônio Carlos Marques, destacou a importância do edital, que traz novas perspectivas para a produção cultural. “O FMC é um grande avanço que se concretizou na atual gestão, com o prefeito Paulo Piau abraçando a cultura e tornando possível a realização desses projetos. Também agradecemos a CMIC, que é uma comissão formada por pessoas da sociedade, pelo empenho e dedicação em prol da cultura”, afirma o presidente.
 
O Fundo Municipal de Cultura oferece incentivo financiando e apoiando projetos culturais que, apesar de importantes para a cultura, teriam dificuldades para obter patrocínio. Neste ano foram R$ 300 mil para o financiamento dos projetos aprovados, R$ 100 mil a mais que a edição passada. O objetivo principal é fomentar a produção dos bens culturais e o acesso aos mesmos, por meio do investimento de recursos financeiros para a realização de empreendimentos artístico-culturais.

O edital é uma das principais políticas de cultura aprovadas em lei e trata-se de um dos maiores avanços em iniciativa de políticas públicas da Prefeitura de Uberaba, através da Fundação Cultural. Além do Porta-Voz, o resultado também estará disponível no site da FCU pelo link www.culturauberaba.com.br/editais.
 
Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU
  
                                                           

Conheça, na íntegra, os 17 projetos aprovados no FMC 2016:
 
Projeto: 2º Hip Hop na Praça
Área: Artes Integradas – atividade de arte-educação
Proponente: Taciana Afonso carvalho de Morais
Resumo: com a perspectiva de cumprir a lei municipal de número 11.378/2012, o 2º Hip Hop na Praça traz novidades. A proposta é realizar, na Praça da Abadia, dois dias de oficinas, de 13h às 17h. Na sexta as oficinas de Graffiti, rap e break dance são abertas ao público em geral, com vagas para alunos das escolas públicas. No sábado, a população mais os grupos de Hip Hop de Uberaba e região terão palestra, seguida de pocket show com o consagrado MC brasileiro, Monge.
 
Projeto: Diários de uma vida sem fim: a saga de João Martins Borges nas importações de Zebu da Índia
Área: Audiovisual – produção de documentário
Proponente: Museu do Zebu Edilson Lamartine Mendes
Resumo: o projeto visa produzir um vídeo documentário em formato digital, média metragem (aprox. 25 minutos) contando a história de João Martins Borges, seu irmão Wirmondes Martins Borges e o primo de ambos, Otaviano Borges Júnior, uberabenses na viagem à Índia, no período de 1914 a 1919, que contribuiu para a introdução do gado Zebu no Brasil. O vídeo documentário utilizará de fontes históricas constantes do rico acervo do Museu do Zebu e de Fabiano Schroden, mesclado com finalização cinematográfica moderna.
 
Projeto: Induberaba – Entre dois mundos
Área: Artes integradas
Proponente: Carlos Marcos Perez Andrade
Resumo: o projeto “Induberaba – Entre dois mundos”, de Cacá Sankari, visa através das artes integradas como a música, literatura, teatro, artes visuais e patrimônio histórico, expressar um pouco dos aspectos históricos e culturais entre Uberaba/Brasil e Índia, desde o descobrimento à importação do zebu indiano, edificações, costumes, culinária e artes. Produtos culturais como a publicação de livros e edição de CDs serão lançados em um sarau no TEU – Teatro Experimental de Uberaba, com distribuição gratuita e apresentações voluntárias.
 
Projeto: Na trilha do sabor – contribuição dos imigrantes na gastronomia de Uberaba
Área: audiovisual – produção de documentário
Proponente: Vitor Pereira Ramos
Resumo: produção de um vídeo documentário sobre a contribuição dos imigrantes na gastronomia de Uberaba, para produção de 500 DVDs. Serão 50 minutos de produção editada, contando a origem, a cultura, pequenas histórias de cada uma das 5 etnias escolhidas: Italiana, Árabe (síria e libanesa), Portuguesa, Alemã e Africana. Um pequeno livreto será impresso com as receitas, e será distribuído junto aos DVDs.
 
Projeto: Filme longa-metragem Supernova – finalização
Área: audiovisual – produção de filme
Proponente: Guilherme Vianna Tensol
Resumo: “Supernova” é um filme longa-metragem que, há anos, às duras penas e com muito profissionalismo, vem sendo realizado por cineastas uberabenses nas dependências do Sanatório Espírita de Uberaba. Projeto pioneiro em Uberaba, já conhecido dos meios de comunicação locais e de boa parte do segmento cultural da cidade, Supernova configura-se importantíssimo não só para o setor audiovisual como para a cultura uberabense em geral. Atualmente, contudo, corre o risco de, após tanto trabalho e empenho, não ser completado a contento, devido a escassez de recursos por parte de seus realizadores. Este projeto existe para impedir essa tragédia, e possibilitar a conclusão do filme.
 
Projeto: Memória do Judiciário de Uberaba
Área: Patrimônio Histórico, artístico, cultural – realização de exposição
Proponente: Roberto Rodrigues de Sousa
Resumo: realização da exposição “Memória do Judiciário de Uberaba”, com o acervo da Comarca de Uberaba, aberta ao público de forma gratuita pelo período de 60 dias, com visitas guiadas para os alunos das escolas públicas e comunidade em geral, em local de fácil acesso, adequado para promover a acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, idosos e público em geral. Com ampla divulgação na imprensa local, mailing e redes sociais, e pela distribuição de impressos.
 
Projeto: Projeto “Artismo” – autismo com arte e cultura
Área: artes cênicas e artes integradas – arte educação e oficinas
Proponente: Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social – Iades
Resumo: Este é um projeto piloto de desenvolvimento reflexivo-social por meio do fazer artístico que beneficiará crianças, adolescentes e jovens autistas residentes em Uberaba. As ações propostas têm por objetivo promover o acesso desse público a atividades de arte e cultura, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades nesta área e evidenciar a comunidade de Uberaba as múltiplas possibilidades de se trabalhar com o espectro autista por meio de ações culturais.
 
Projeto: Spotlight II – Despertando Talentos
Área: música, artes cênicas – montagem de espetáculo e realização de oficinas
Proponente: Mariana Gomes Augusto
Resumo: a proponente realizará oficinas de Teatro Musical em duas escolas municipais, sendo 15 alunos de cada escola, de 8 a 17 anos de idade. A oficina contará com 8 encontros semanais de 2 horas cada. Neste período, os alunos serão preparados e ensaiados para uma participação especial em quatro números musicais no espetáculo “Spotlight II – Despertando Talentos”, em que a proponente será a intérprete principal. O espetáculo ficará em cartaz por dois dias e será composto por números de Teatro Musical.
 
Projeto: Projeto Cultural Cidadão do Amanhã
Área: folclore, artesanato e demais manifestações culturais populares – realização de oficina
Proponente: Anderson de Oliveira Medeiros
Resumo: realização de 5 eventos abertos à comunidade e de 120 oficinas gratuitas para 100 crianças e jovens, com atividades teórico-práticas baseadas nas vertentes educacionais da capoeira, para promover a integração social e o exercício da cidadania, possibilitando o desenvolvimento equilibrado dos alunos, tanto físico quanto psíquico, permitindo a preservação e disseminação desta importante manifestação cultural.
 
Projeto: Estrada – produção de média-metragem cinematográfico
Área: Audiovisual
Proponente: Leonardo Ramalho Lopes
Resumo: este projeto tem como objetivo a realização de um média-metragem cinematográfico de baixo orçamento, com pequenos custos de produção, equipe reduzida e no formato digital. Com o título “Estrada”, esse média-metragem terá na faixa de 45 minutos e se apropriará dos gêneros: Road movie, suspense e terror, com a proposta de apresentar um produto de cinema autoral que possa contribuir positivamente para o cenário cinematográfico de Uberaba – no momento em constante ascensão.
 
Projeto: Publicação dos livros “Coisas de Uberaba”, “Desemboque: documentário histórico e cultural” e “Registros ferroviários” de Jorge Alberto Nabut
Área: literatura – publicação de livro
Proponente: Jorge Alberto Nabut
Resumo: Publicação dos livros “Coisas de Uberaba”, “Desemboque: documentário histórico e cultural” e “Registros ferroviários” do escritor uberabense Jorge Alberto Nabut. Os dois primeiros lançados originalmente há aproximadamente 30 anos e o último sendo inédito. As obras são importantes registros históricos da cidade de Uberaba e região do Desemboque, sendo fonte de pesquisa para historiadores e estudantes de todo o país.
 
Projeto: Cirkolando
Área: arte cênicas – apresentação e realização de oficina
Proponente: Mayron Engel Rosa Santos
Resumo: O Cirkolando é um projeto da Cia Uno, que promove espetáculos de circo e oficinas de vivências circenses em praças públicas da cidade de Uberaba. A idéia é compartilhar momentos de alegria e entretenimento, com o objetivo principal de popularizar a arte para todos, buscando a formação de novas platéias, interferindo na paisagem urbana, repensando os espaços de ocupação artística, promovendo a riqueza do encontro entre pessoas, artistas e arte.
 
Projeto: DVD Luzes – Leslye de Paula
Área: música
Proponente: Leslye Ferreira de Paula Silveira
Resumo: produção artística de show e gravação de DVD de música autoral com Leslye de Paula e Banda no TEU. Prensagem de mil cópias do DVD para distribuição interativa. Com 3 shows nos bairros onde geralmente não há muitos eventos musicais. Visando a democratização do acesso à arte e favorecer e incentivar a fruição da arte e cultura junto ao público, bem como fortalecer e ampliar o acervo de Música Popular Brasileira Autoral em Uberaba.
 
Projeto: Anima Roulets
Área: audiovisual – realização de oficinas
Proponente: Cultura Roulets – Associação de Cultura Meio Ambiente
Resumo: o projeto Anima Roulets consiste em oficinas de animação para o público infanto-juvenil da cidade de Uberaba, utilizado a técnica Stop Motion, e uma mostra ao final do projeto com a participação dos oficinandos e oficineiros, onde serão apresentados todos os trabalhos produzidos durante a realização do projeto.
 
Projeto: V Concurso de Contos “Meu Livro Minha Arte”
Área: literatura
Proponente: Academia de Letras do Triângulo Mineiro
Resumo: Realização do C Concurso de Contos, evento de cunho literário, artístico e cultural, direcionado aos alunos do 2º grau da rede de ensino de Uberaba/MG. Publicação de uma Antologia contendo os contos selecionados. Compõe também a proposta um evento cultural composto por duas palestras, com escritoras reconhecidas nacionalmente na área de literatura juvenil: Thalita Rebouças e Laura Conrado, aberta ao público. O objetivo é estimular a criação literária e ampliar o número de leitores.
 
Projeto: A Caixa Preta – curta metragem de animação
Área: audiovisual
Proponente: Ricardo Luiz de Oliveira Ferreira
Resumo: o presente projeto consiste na produção de um curta metragem, utilizando a técnica de animação 3D. O roteiro se baseia no premiado livro “A Caixa Preta”, de autoria de Tiago de Melo Andrade, e fala sobre os malefícios que o excesso de determinadas mídias pode causar. Pretende-se, com a obra, discutir esse tema tão pertinente e atual de forma lúdica, como já é inerente ao gênero de animação. Para tanto, será formada uma equipe multi-artística no intuito de se criar uma linguagem original a partir de formas artísticas tradicionais, como a pintura, aplicadas à tecnologia 3D.
 
Projeto: Catira em cena
Área: folclore, artesanato e demais manifestações culturais populares tradicionais – realização de oficina
Proponente: Wosley Torquato da Silva
Resumo: realização de oficinas de Catira, para dar continuidade às aulas de Catira que já são executadas desde 2013, fornecendo aporte financeiro que vai possibilitar a expansão das oficinas para outros bairros com dificuldade de acesso, atendendo a população com pouco equipamento cultural. Haverá evento de encerramento com apresentação dos grupos de Catira formados com os novos alunos, e grupos já veteranos dentro do espaço escola. O objetivo é dar continuidade a esta manifestação cultural, a única originalmente brasileira , preservando nosso patrimônio cultural ao ensinar os jovens.

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar