WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

16/06/2016 - Fundação Cultural abre edital para contratação de músicos

Fundação Cultural abre edital para contratar músicos instrumentistas, de forma remunerada, para implantar Orquestra Municipal de Uberaba; inscrições podem ser realizadas a partir desta quinta, 16, até o dia 22

Conforme prometido semana passada pela presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Sumayra Oliveira, nas celebrações dos 35 anos da instituição, foi publicado no Porta-Voz desta quarta, 15, edital para seleção de músicos instrumentistas para atuarem na Orquestra Municipal de Uberaba (Lei 11.174/2011).

O edital será para selecionar músicos instrumentistas para atuarem de forma remunerada, visando cumprimento da Política Cultural do Município. As vagas são para violino spalla, uma vaga; violino, sete; viola de arco, três; violoncelo, duas; contrabaixo acústico, duas; teclas (acompanhante), uma; e percussão sinfônica, uma vaga.

As inscrições podem ser realizadas a partir desta quinta-feira, 16, até o dia 22 de junho, no Departamento de Ações Culturais da Fundação Cultural de Uberaba, que fica na praça Rui Barbosa, 356.

Não será permitida a inscrição condicional, por correspondência ou via internet, porém serão aceitas inscrições por procuração, devendo o procurador entregar os documentos exigidos e o instrumento de procuração original.

O candidato deverá entregar, no ato da inscrição, duas cópias do currículo, composta dos Dados Pessoais, como: nome, CPF, RG, endereço, telefone, e-mail e ISS municipal, caso possua; além de apresentar fotocópia da cédula de Identidade, do CPF, do comprovante de residência ou declaração de residência, assinada e firma reconhecida; experiência profissional; cópia dos certificados dos cursos, especializações e demais qualificações.

As provas serão realizadas no dia 25 de junho, na sede da Escola de Cultura e Arte de Uberaba (Ecau), que fica na rua Tristão de Castro, 64, a partir das 9h.

Os candidatos irão apresentar-se para uma banca composta pela coordenação do Departamento de Regência e Formação Musical (Orquestra Municipal) da Fundação Cultural, e dois membros da sociedade civil de notório saber musical. Os critérios a serem avaliados são afinação; sonoridade; postura corporal; desenvoltura; projeção; leitura; fraseado; dinâmica e agógica.

Após a divulgação do resultado, que será divulgado no Porta-Voz e no site da Fundação Cultural – www.culturauberaba.com.br –, os selecionados estarão aptos para receber os benefícios previstos no Programa de Apoio ao Artista, e para tal deverão assinar o Termo de Concessão de Benefício junto à Fundação Cultural no prazo de dois dias úteis a contar da data de divulgação do resultado final.

As atividades iniciam no dia 1º de julho e serão selecionados para período de 12 meses, com carga horária de oito horas semanal.

Dentre as atividades, os músicos selecionados deverão conceber, ensaiar e realizar apresentações, concertos e recitais com a Orquestra Municipal de Uberaba e outras formações camerísticas (duos, trios, quartetos e outros) em Uberaba e demais regiões do país e exterior, difundindo a música erudita, popular brasileira e estrangeira. Também deverão atuar efetivamente para a difusão da arte musical, promovendo o ensino e a prática de música individual e em grupo por meio de performances, registros da sua produção, festivais, intercâmbios, concursos musicais e outras iniciativas afins; democratizar o acesso da população aos espetáculos de música instrumental, contribuindo para a formação cultural da comunidade uberabense, dentre outras ações.

Vale lembrar que a implantação da Orquestra Municipal de Uberaba foi anunciada no último dia 9, durante o Fórum “35 anos de Fundação Cultural de Uberaba – Balanço e perspectivas para as políticas públicas de cultura”, pelo prefeito Paulo Piau e pela presidente da Fundação, Sumayra Oliveira. Esta é uma luta de mais de 50 anos de músicos que se organizavam para conquistar este sonho para Uberaba. A Orquestra Municipal de Uberaba será implantada com recursos da Fundação Cultural, por meio da Lei de Apoio ao Artista, que possibilitará o pagamento dos músicos.  A Orquestra começará com a formação de naipes de cordas e percussão e, em um segundo momento, serão implantados os sopros.

Mais informações poderão ser obtidas na Fundação Cultural, na praça Rui Barbosa, 356, ou pelo telefone 34-3331-9200. O edital completo está no site da Fundação Cultural.

Maria das Graças Salvador
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar