WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

15/06/2016 - Em Fórum de 35 anos, Fundação Cultural apresenta balanço e avanços históricos nas políticas públicas de cultura

O Fórum “35 anos de Fundação Cultural – Balanço e Perspectivas para as Políticas Públicas de Cultura” foi um momento de reflexões, valorização histórica com a Roda de História, balanço das ações realizadas e diálogo com a sociedade. O evento, que aconteceu na última quinta-feira (9), reuniu centenas de pessoas no Teatro Experimental (TEU) e mobilizou segmentos culturais na participação e no debate que traçou perspectivas para as futuras ações.


Como principal instrumento de orientação, o Plano Municipal de Cultura direcionou a prestação de contas da Fundação Cultural por setor/área de atuação. Os resultados, que cumprem todas as metas propostas em 2013 em proporções distintas, trouxeram o reconhecimento do público de que a atual gestão conseguiu revolucionar e transformar o cenário cultural uberabense nos 3 anos e meio de atuação.


Entre as conquistas históricas, uma das principais é a consolidação de financiamentos do Sistema Municipal de Cultura, através do Fundo Municipal de Cultura (FMC) e do edital de Incentivo Fiscal (IF). Juntos, eles disponibilizaram R$200 mil para o incentivo e fomento de projetos culturais que beneficiam a população e destacam o potencial das produções culturais uberabenses.


Além disso, o evento trouxe dois anúncios de destaque: o primeiro é a implantação da Orquestra Municipal de Uberaba, uma luta de mais de 50 anos que sai do papel para ser implantada com recursos da Fundação Cultural, por meio da Lei de Apoio ao Artista, que possibilitará o pagamento dos músicos. Outro destaque é a gestão do Teatro Experimental de Uberaba, que passa a ser compartilhada entre a Fundação Cultural e o TEU-ONG. Com o novo regulamento de utilização, cada uma das instituições terá direito a utilização de 50% das datas da agenda do teatro.


Dialoga Uberaba
Um dos momentos mais importantes do Fórum foi o Dialoga Uberaba, em que os participantes debateram o Plano Municipal de Cultura e aprovaram as propostas prioritárias para a próxima gestão dentro de cada setor de atuação, com base nas metas estabelecidas.


A participação do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), composto por representantes de cada área, destacou a importância da participação e da voz da sociedade nas ações da gestão pública.


Para a presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, o CMPC soma ainda mais democracia para o processo de gestão. “Em um ambiente transparente e democrático nós consolidamos as principais metas das políticas públicas de cultura, reafirmando o grande potencial dos artistas e produtores, empoderando o segmento e quebrando tabus. Colocamos a Fundação Cultural de Uberaba como o principal órgão fomentador e incentivador da cultura local”, afirma.
 
Luiza Carvalho
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar