WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

10/06/2016 - Implantação da Orquestra Municipal de Uberaba é anunciada no fórum 35 anos de Fundação

Um dos marcos do Fórum “35 anos de Fundação Cultural de Uberaba – Balanço e perspectivas para as políticas públicas de cultura” foi o anúncio da implantação da Orquestra Municipal de Uberaba. Trata-se de uma luta de mais de 50 anos de músicos que se organizavam para conquistar este sonho para o município de Uberaba. O anúncio foi feito pela presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, e pelo prefeito Paulo Piau.

A Orquestra Municipal de Uberaba será implantada com recursos da Fundação Cultural, por meio da Lei de Apoio ao Artista, que possibilitará o pagamento dos músicos.  A Orquestra começará com a formação de naipes de cordas e percussão e, em um segundo momento, serão implantados os sopros.

O objetivo da Orquestra Municipal de Uberaba é levar à população uberabense e da região músicas orquestral – clássica e popular brasileira – e a valorização dos compositores uberabenses. Também irá conceber, ensaiar e realizar apresentações, concertos e recitais com a Orquestra e outras formações camerísticas (duos, trios, quartetos e outros) em Uberaba, região, país e exterior, difundindo a música erudita, popular brasileira e estrangeira. Além disso irá atuar efetivamente para a difusão da arte musical, promovendo o ensino e a prática de música individual e em grupo por meio de performances, registros da sua produção, festivais, intercâmbios, concursos musicais, dentre outros.

Vale lembrar que em novembro de 2015 foi publicado o decreto nº 5.076, que regulamenta a lei municipal n º 11.174/2011, que “cria a Orquestra Municipal de Uberaba”.

Na atual gestão da Fundação Cultural, várias ações foram realizadas em prol desta concretização, como a publicação do decreto, realização de concertos, com o pagamento de cachês para os músicos, a criação da Escola de Arte e Cultura (Ecau), que possibilita a realização de aulas de instrumentos de cordas friccionadas e percussão sinfônica.

Neste ponto é importante lembrar que Uberaba não tem instrumentistas suficientes e a Ecau dá oportunidade para a formação de músicos e para eles ficaram na cidade, já que terão mercado de trabalho.

Nos próximos dias será lançado edital de contratação dos músicos.

A Orquestra irá incentivar o jovem músico pré-profissional, estimulando o seu desenvolvimento e diversificando a sua formação, incentivar a participação da coletividade no processo cultural da orquestra, com atuação efetiva na sua programação e funcionamento.

A Orquestra será composta por músicos bolsistas e voluntários, escolhidos conforme critérios estabelecidos em seu regimento interno.

Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar