WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

10/06/2016 - Centenas de pessoas prestigiam fórum 35 anos de Fundação Cultural

Prefeito Paulo Piau destaca que cultura é uma necessidade, em fórum que celebrou os 35 anos de criação da Fundação Cultural e que debateu a cultura no município

 

A abertura do fórum “35 anos de Fundação Cultural de Uberaba – Balanço e perspectivas para as políticas públicas de cultura” surpreendeu pelo número de pessoas que foram prestigiar o evento. Durante toda esta quinta-feira, 9, o auditório do Teatro Experimental de Uberaba (TEU) e todas as áreas ficaram repletas de pessoas que trabalham e lutam pela cultura no município.

As comemorações dos 35 anos da Fundação Cultural de Uberaba foram abertas com música de boa qualidade, com a apresentação do Coral Cidade de Uberaba e da Orquestra Jovem de Uberaba, que emocionaram os presentes. Em seguida os professores da Escola de Cultura e Arte (Ecau)/Orquestra Jovem tocaram o hino de Uberaba.

A presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, iniciou sua fala lembrando ser importante reconhecer que o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, e alguns secretários, tiraram parte de sua agenda para dar espaço para a cultural. “Ele é o prefeito da cultura e neste momento de crise, esporte, ciências e tecnologia e cultura são as primeiras coisas que sofrem cortes, mas o prefeito continua dando espaço para estas áreas”, disse.

Sumayra destacou que nas celebrações dos 35 anos da Fundação é importante as pessoas debaterem o passado para ver as perspectivas para a cultura nos próximos anos. “A roda de história é para conhecer o que foi realizado para projetar o futuro. Quando iniciamos esta gestão encontramos a política de cultura sucumbida, sem diálogo e instituímos o Dialoga Uberaba para orientar nas nossas ações”, afirmou.

Sumayra Oliveira também destacou que, após 50 anos, a cidade terá a Orquestra Municipal de Uberaba e que o anúncio foi feito nesta quinta, e que a partir desta sexta a Fundação irá divulgar edital para a contratação de músicos para a Orquestra. “São muitos sonhos, ouvir estes meninos tocando [se referindo aos alunos do CEU das Artes e da Ecau que estão na Orquestra Jovem] é importante porque estes meninos sonham, através da cultura. Espero que isto continue acontecendo e que muitas coisas se tornem realidade nos próximos 35 anos.”

O prefeito Paulo Piau lembrou que convive com cultura desde criança e, saudoso, lembrou que o primeiro piano de sua cidade, Patos de Minas, veio do exterior e até hoje tem esta “relíquia” em sua casa. “A cultura é uma necessidade. A repressão é o fim de tudo e nossa obrigação é cuidar das pessoas. Quando estive em Medelim sempre ouvi que a cultura tirou as crianças dos bandidos. Hoje me emocionei com estas crianças tocando música. Às vezes ficamos impotentes com a falta de recursos, porque queremos estar em todos os bairros, não só no Circo do Povo, no Jardim Copacabana, e no CEU das Artes, no Residencial, levando as pessoas para o caminho do bem. Percebemos o olhar diferenciado das pessoas da Cultura Afro, catira, folia de Reis, todos têm de ter um suporte”, afirmou o prefeito, destacando, ainda, que Uberaba tem uma riqueza cultural muito grande, e que muitas coisas ainda vão acontecer. “A arte e cultura e esporte são importantes para elevar a auto estima das pessoas. Então cultura é necessidade, esporte e cultura são luzes e faróis que se elevam para o bem da comunidade.”

Em seguida foi realizada a Roda de História com ex-dirigentes e pessoas que trabalharam para a criação da Fundação Cultural. Antônio Carlos Marques, Arahilda Gomes Alves, Beethoven Luís Teixeira, Demilton Facuri Dib, Beth Dorça Vitale De Oliveira, Gilberto de Andrade Rezende, Guido Luiz Mendonça Bilharinho, Hélio Ademir Siqueira, Jorge Alberto Nabut, Lélia Bruno Sabino e Maria Antonieta Borges Lopes contaram um pouco da suas participações para a criação da Fundação e mostraram a luta que tiveram ao longo dos anos. Foi uma conversa esclarecedora e ao final ficou estabelecido que novos encontros podem acontecer para continuar o debate,  já que o tempo foi curto.

A tarde iniciou com um balanço das atividades da atual gestão, discutindo cada uma das metas. A conclusão é que muitos avanços aconteceram, em especial a efetivação do Fundo Municipal de Cultura e o Incentivo Fiscal, que possibilitou a realização de vários projetos culturais, em todas as áreas.

Em seguida grupos de trabalho foram formados para debater cada um dos eixos e colocar novas metas e priorizar ações a serem realizadas nos próximos anos. Após o debate, foi feito um relatório geral do encontro.

O fórum “35 anos de Fundação Cultural de Uberaba – Balanço e perspectivas para as políticas públicas de cultura” foi encerrado com apresentação cultural do projeto TEU Show, com os músicos Carlos Giovanny e Thiago Costa  no especial “especial 35 anos de Fundação Cultural”. 

Vale lembrar que as celebrações continuam com a exposição 35 anos de Fundação Cultural, que será aberta na próxima segunda-feira, 13, ãs 17h, na Galeria Raquel Machado/Casa da Cultura, na sede da Fundação Cultural, na praça Rui Barbosa, 356.

Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar