WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

09/06/2016 - Fórum debate 35 anos da Fundação Cultural de Uberaba

A Fundação Cultural de Uberaba completa nesta quinta-feira, 9, 35 anos de criação. A data será celebrada nesta quinta com o fórum 35 anos de Fundação Cultural de Uberaba – Balanço e perspectivas para as políticas públicas de cultura, que acontece no Teatro Experimental de Uberaba, a partir das 9h.

A abertura será às 9h com presença de autoridades e apresentação do Coral Cidade de Uberaba cantando as músicas Jesu Rex admirabilis; Can't help falling love e Água de beber. Na sequência será a vez da Orquestra Jovem da Fundação tocar Minueto 2 (Bach); Long Long Ago (folclore americano) e 6 Pequenos Estudos do Essential Elements.

Em seguida será realizada a roda de história: 35 anos da Fundação Cultural, que terá a participação de pessoas ligadas à cultura que se envolveram na mobilização para a criação da Fundação Cultural e ex-integrantes. Farão parte da roda de história Antônio Carlos Marques, Arahilda Gomes Alves, Bethoven Luís Teixeira, Demilton Facuri Dib, Elizabeth Dorça Vitale De Oliveira, Gilberto de Andrade Rezende, Guido Luiz Mendonça Bilharinho, Hélio Ademir Siqueira, Jorge Alberto Nabut, Lélia Bruno Sabino e Maria Antonieta Borges Lopes. Após o debate eles serão homenageados com um quadro, em reconhecimento ao trabalho realizado em prol da cultura.

À tarde, as atividades retornam com a apresentação do Coral Maracanã, às 13h, coordenada pelas musicistas Cristina Arruda e Rosana Caetano. O coral irá tocar sete músicas entre populares e folclóricas. No repertório, Tem gato na tuba, Chorinho, Caranguejo, Sábia, Xodó, Uirapuru e Tropeiro de cantiga.

Às 13h30 será realizada reflexão sobre o Plano Municipal de Cultura, com apresentação de slides mostrando as metas do Plano que foram realizadas pela atual gestão. Será momento de balanço do trabalho feito pela atual administração na área da cultura.

Na sequência, às 14h, acontece o Diáloga Uberaba, formando grupos de trabalho por segmento cultural, com vistas às prioridades do PMC. Serão formados doze grupos, divididos pelos eixos de audiovisual, artes cênicas, artes visuais, artesanato, dança, cultura popular, cultura afro, literatura, música, ONGs, patrimônio cultural e produtores culturais. Os grupos irão fazer balanços das metas e ações do que foi realizado e fazer novas propostas para os próximos anos. Após o debate, será realizada as diretrizes de revisão do plano municipal de cultura com a confecção de um relatório geral do encontro.

Para fechar o fórum, acontece a apresentação cultural do TEU Show, especial 35 anos de Fundação Cultural, com Carlos Giovanny e Thiago Costa.

35 anos de história em prol da cultura

A Fundação Cultural de Uberaba foi criada no dia 9 de junho de 1981, através da lei municipal nº 3.130. Porém, passou a existir de fato dois anos depois de muita luta dos artistas da cidade, no dia 25 de março de 1983, quando inaugurou-se sua primeira sede, no casarão da família Mendonça, nas esquinas das ruas Alaor Prata com Segismundo Mendes, com a apresentação de uma coletiva de pintores uberabenses.

Desde sua criação, a Fundação Cultural realizou grandes trabalhos em prol da cultura em Uberaba, como a implantação do Circo do Povo, em 1983; do Arquivo Público, em 1985; do Museu de Paleontologia, em 1986; a reforma da Igreja Santa Rita criando o Museu de Arte Sacra, em 1987; da Escola de Viola, que já se multiplicou e criou a Orquestra Viola de Ouro; a sede do Teatro Experimental de Uberaba; do Museu de Arte Decorativa (Mada), do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes); da Escola de Cultura e Arte de Uberaba (Ecau), ofertando aulas para instrumentos de cordas friccionadas, percussão sinfônica e a formação da Orquestra Jovem da Fundação e a Orquestra Municipal de Uberaba.

A Fundação Cultural também realiza o carnaval, Festival de Folias de Reis, a festa de 13 de maio, projeto Circo do Povo, o Festival Nacional de Catira e projetos como o Domingo na Concha, Cinema na Praça, Seresta na Concha, TEU Show, TEU Jazz, Feira de Gastronomia, oficinas de teatro, capoeira, dança, de artes circenses, espetáculo circense, sessões de cinema, Música no Museu, Batalha no Calçadão, Circuito de Cavalgadas, exposições na Galeria de Artes Raquel Machado, Lei de Incentivo à Cultura, o Fundo Municipal de Cultura e o Programa de Apoio ao Artista.

Dentro de uma nova política cultural, nesta administração foi implementada a gestão compartilhada para a formação e o amadurecimento, na forma de participação. A eleição do Conselho Municipal de Política Cultural foi uma ação ousada, que oportunizou à sociedade civil mais poder em relação às decisões das políticas públicas de cultura. O Conselho de Cultural, hoje, é um órgão colegiado, deliberativo, consultivo e normativo, integrante da estrutura básica da Fundação Cultural, e se constitui no principal espaço de participação social institucionalizada, de caráter permanente. Seu principal objetivo é elaborar, acompanhar a execução, fiscalizar e avaliar as políticas públicas de cultura, consolidadas no Plano Municipal de Cultura. 

Assim, foi consolidado o Sistema Municipal de Cultura (Lei Municipal nº 11.364/2011), por meio da modalidade financiamento, via editais do Fundo Municipal e de Incentivo Fiscal, lançados em 2015. A maior vitória da Fundação Cultural e, principalmente, para os artistas e produtores culturais, é a certeza de contribuírem para a democratização da cultura e proporcionarem reconhecimento a iniciativas consistentes e, consequentemente, ao benefício sociocultural para o município de Uberaba. A atual gestão cumpriu com uma das principais metas do Plano Municipal de Cultura, que já era almejada há muito tempo, e que, finalmente, saiu do papel para trazer grandes benefícios culturais a nossa cidade.

Portanto, nestes 35 anos de Fundação Cultural de Uberaba há muito que se refletir sobre as politicas públicas de cultura na cidade.

Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar