WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

04/06/2016 - Empresas uberabenses podem apoiar projetos culturais por destinação de ISSQN

13 projetos culturais de diversos segmentos, aprovados pela Fundação Cultural no edital de Incentivo Fiscal à Cultura, estão em processo de captação de recursos e buscam por empresas parceiras dispostas a apoiar as ações por meio da destinação de parte do Imposto Sobre Serviços De Qualquer Natureza(ISSQN) para a consolidação dos projetos.


As empresas interessadas em se tornar apoiadoras podem entrar em contato com a Fundação Cultural, no Departamento de Fomento à Cultura, para orientação de como podem consolidar a parceria.


O edital do Incentivo Fiscal, com primeira edição lançada no ano passado junto ao edital do Fundo Municipal de Cultura, qualificou projetos artístico-culturais para a obtenção do incentivo fiscal de até R$ 50 mil e é considerado uma das maiores e mais importantes ações da atual gestão da Fundação Cultural, que tem o objetivo de consolidar políticas públicas que fomentem a produção dos bens culturais e o acesso aos mesmos por meio do incentivo fiscal. Os editais, que contribuem para a democratização da cultura, proporcionam reconhecimento a iniciativas consistentes e, consequentemente, benefício sociocultural para Uberaba.


Na área da música, os projetos aprovados são o CD “Trio Murupi – Para escutar e dançar” e “Festival dos Festivais – Memória Uberaba”; no Audiovisual/cinema, o filme longa-metragem “Supernova” (finalização); na categoria Audiovisual - radiofônico e mídias eletrônicas, os projetos “Guia Uberaba: Pontos Culturais e Turísticos”, “Cozinha Dose Dupla” e “Mochileiro de Uberaba”; nas Artes Cênicas, “A Arca dos Desejos”; na preservação do patrimônio histórico e cultural, “Festival Delícias das Gerais”; no artesanato, “Bordados Poéticos – Resgatando uma Tradição”; e, por fim, na área da Literatura, são 4 projetos aprovados: “Aciu, 90 anos de História”, “Livro Fabio Baroli”, “Amado Meu – Cânticos e Danças” e “Brasil: Cinco Séculos de História”.


Vale destacar que as primeiras empresas a consolidarem patrocínio foram a Cooperativa dos Empresários Rurais do Triângulo Mineiro (Certrim) e o Sicoob, que apoiarão o projeto "Bordados Poéticos", da Associação de Mulheres Rurais de Uberaba e Região (Amur). Em encontro com as representantes do projeto, a presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Sumayra Oliveira, parabenizou a parceria. “Agradeço o Sicoob e a Certrim por acreditarem na cultura uberabense fomentando a criação, produção, preservação e divulgação de nossas manifestações culturais. Que as empresas uberabenses possam cada vez mais ter iniciativas como esta, colocando sua marca em grandes projetos culturais da nossa cidade”.
 
Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar