WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

21/05/2016 - Fórum marca comemoração da Semana Nacional de Museus

A Fundação Cultural de Uberaba, através do Departamento de Museus, celebra a 14ª Semana Nacional de Museus, promovida no Brasil de 16 a 22 de maio em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio).

Para marcar a data, a Fundação programou o I Fórum de Museus de Uberaba, que acontecerá nos dias 23 e 24, na Casa de Cultura/Fundação Cultural, com a presença de todos os museus da cidade. Do encontro serão traçadas estratégias para estruturação do Sistema Municipal de Museus e debater sobre o setor museológico.

A abertura do Fórum será às 14h da próxima segunda-feira, 23, e logo em seguida será feita a apresentação dos Museus de Uberaba. Às 16h será aberta “Discussão acerca da área museológica na cidade e da importância da Rede de Museus”. O mesmo tema inicia o Fórum na terça, 24, às 14h30. Às 15h30 será realizada discussão e elaboração do termo de compromisso para constituição do Sistema Municipal de Museus de Uberaba. Já às 16h30 está programado o lançamento oficial da Rede de Museus de Uberaba e em seguida o encerramento do I Fórum de Museus de Uberaba.

Segundo o museólogo Carlos Vitor Silveira de Souza, o Fórum pretende sistematizar e organizar o Sistema Municipal de Museus de Uberaba, um marco para o fortalecimento das instituições museológicas na cidade.

“A programação será realizada em dois dias para que seja discutido o setor museológico na cidade, com posterior assinatura de termo de compromisso entre os museus do município para o estabelecimento do Sistema de Museus. Acredita-se que com esse marco, Uberaba dará um grande passo para o estabelecimento das políticas museológicas municipais”, observa Souza.

Estarão presentes no Fórum representantes da Fundação Cultural, diretores, coordenadores e funcionários do Museu de Arte Sacra, Museu de Arte Decorativa, Museu Paleontológico de Uberaba, Museu da Capela de Nossa Senhora das Dores, Museu do Zebu e Museu Memória Viva (UFTM).

Recital – Ainda dentro da programação da Semana dos Museus, acontece neste sábado, 21, Recital de Canto e Piano com Alexandre Oliveira, Hélio Siqueira e Dayana Santos, no Museu de Arte Sacra, às 20h, logo após a missa da novena em louvor a Santa Rita. A entrada é franca. Vale lembrar que no dia 13 foi realizada, dentro da programação da Semana, a Noite de Música Antiga, em uma realização da Fundação Cultural em parceria com o Conservatório de Música Renato Frateschi. O recital foi feito com a apresentação do Coral Cidade de Uberaba (Fundação) e grupo de flautistas acompanhado ao piano (Conservatório) interpretarão peças do Renascimento, período Barroco e período Clássico.

Semana – A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural promovida todos os anos pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em 2016, 1.236 museus de todo o país participam das comemorações, oferecendo ao público um total de 3.700 atividades especiais. “Museus e paisagens culturais” é o tema norteador da edição deste ano, proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom).

Jornalista Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar