WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

17/05/2016 - Exposição "Semeando Arte e Vida" celebra Luta Antimanicomial

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é celebrado em 18 de maio. Em alusão à data, a Fundação Gregório Baremblitt – Caps Maria Boneca em parceria com a Fundação Cultural abriu na manhã desta segunda-feira, 16, a exposição "Semeando Arte e Vida". A mostra apresenta pinturas dos pacientes da Fundação Gregório Baremblitt, que surpreende pela qualidade dos trabalhos.

A exposição estará exposta de 16 a 20 de maio, das 8h às 18h, e integra as comemorações do Dia da Luta Antimanicomial.

Segundo a psicóloga e uma das organizadoras da exposição, Camila Bahia Leite, a Fundação Gregório Baremblitt realiza oficina de artes com os pacientes há cerca de dois anos e perceberam ser importante tornar as obras públicas, com objetivo de resgate de cidadania e terapêutico e psicossocial das pessoas com transtorno mental.

“Este é um dispositivo de cuidado estético e ético destas pessoas, porque vem da criação individual de cada um e é importante este trabalho, que culmina com a exposição. No ano passado teve um concurso e muitos participaram e tiveram suas obras publicadas em livro. Então percebemos que elas não deveriam ficar somente em um espaço e estamos fazendo a mostra para valorizá-los”, explicou Camila Leite.

As comemorações do Dia da Luta Antimanicomial prosseguem no dia 18, com caminhada saindo da Fundação Gregório Baremblitt, às 9h, seguindo até a praça Rui Barbosa, onde acontecerão intervenções, com apoio da Fundação Cultural de Uberaba.

A presidente da Gregório Baremblitt, Fátima Oliveira, agradeceu o apoio que sempre recebem da Fundação Cultural. Já a presidente da FCU, Sumayra Oliveira lembrou que a Galeria Rachel Machado e a Fundação Cultural são espaços abetos para o povo e sente orgulho em receber uma exposição dos artistas da Gregório Baremblitt. “A Casa tem de ter vida e arte é vida. Agradecemos a parceria e sempre estamos aberto a todos para refletir a sociedade e deixar a comunidade melhor”, sentenciou Sumayra Oliveira.

A exposição "Semeando Arte e Vida" fica na Galeria Rachel Machado até na próxima sexta, 20, com visitação das 8h às 18h.

Luta – Instituído após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios. Isto aconteceu durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental, realizado em 1987 na cidade de Bauru/SP. Naquela manifestação, nasceu o Movimento Antimanicomial.

Jornalista Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar