WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

13/05/2016 - Aprovado no Fundo Municipal de Cultura, filme #NinfaBebê tem pré-estreia com sessão lotada

A avant-première do longa-metragem experimental “#NinfaBebê” movimentou o cinema Kinoplex Uberaba na manhã desta quinta-feira (12), atraindo autoridades, imprensa, patrocinadores e convidados do elenco. O longa foi aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura, da Fundação Cultural, e a exibição ao público acontece nos dias 13 e 14, às 20h e no dia 15 às 14h, no Teatro Municipal Vera Cruz. A entrada será 1kg de alimento não perecível e os mantimentos serão doados ao Sanatório Espírita e Lar da Caridade de Uberaba.


No lançamento, o diretor do projeto, Aldo Luiz Pedrosa, emocionou o público ao falar do filme como a realização de um sonho que envolveu uma grande equipe e grandes parceiros. Ele comparou a concepção do longa-metragem com a gestação de um filho, explicando que o processo durou nove meses e, nesta quinta-feira, todos puderam conferir o “nascimento” do projeto.


Ainda na ocasião, a presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, destacou aos presentes que o filme é um dos projetos que se consolidam também como a realização de um sonho para a cultura. “Nossa meta era fazer valer o Sistema Municipal de Cultura e a Lei de Incentivo. E nós conseguimos colocar em prática, com 13 projetos aprovados. A Fundação Cultural não deve realizar, mas sim deve ser incentivadora e fomentadora da produção da cultura em todas as suas vertentes. As pessoas precisam ter recursos para continuar fazendo o que fazem, para que todo mundo tenha cada vez mais acesso à cultura”, salientou.


Segundo o diretor, #ninfabebê propôs um novo conceito estético/ narrativo ao estilo mockumentary/ foundfootage, associado aos gêneros drama e suspense. “O mockumentary é um falso documentário, realizado para transmitir ao espectador a impressão de que aquilo que se assiste trata-se de uma cena verídica; ao passo que, de fato, trata-se de uma ficção que simula uma captação “real" do cotidiano e que é exibida da maneira mais verossímil possível”, explica o diretor Aldo Pedrosa.


Abordando o tema do exibicionismo na internet e seus perigos, #ninfabebê apresenta o enredo com a visão da câmera de vídeo de um único aparelho celular, que é manuseado pelos protagonistas e antagonistas do filme.


Vale lembrar que o longa-metragem foi aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura, uma das maiores ações realizadas pela Fundação Cultural de Uberaba. O FMC é um mecanismo de política pública que proporciona a concessão de incentivos financeiros a pessoas físicas residentes no município para a realização de projetos culturais. O edital foi lançado em 2015 e 13 projetos foram aprovados, a maioria já executados. Foram disponibilizados R$ 200 mil para financiamento de projetos culturais. Para este ano está previsto novo edital, no valor de R$ 300 mil, e o objetivo da Fundação Cultural é que a cada ano o valor destinado seja maior, abrindo a possibilidade de selecionar ainda mais projetos.
 
Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar