WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

12/05/2016 - Aprovado pelo Fundo Municipal da Cultura, longa #ninfabebê terá estreia nesta quinta

O longa-metragem experimental “#ninfabebê” terá sua pré-estreia nesta quinta-feira, 12. O longa é um projeto aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura, da Fundação Cultural de Uberaba, no caso o “Voyeur: produção do longa-metragem #ninfabebê”, do roterista e diretor Aldo Luiz Pedrosa da Silva.  A pré-estreia do #ninfabebê será no dia 12, no Kinoplex, para público direcionado, e a estreia acontece nos dias 13 e 14, às 20h e no dia 15 às 14h, no Cine Teatro Municipal Vera Cruz. A entrada será 1kg de alimento não perecível.

Segundo o diretor, #ninfabebê quer propor um novo conceito estético/ narrativo ao estilo mockumentary/ found footage, associado aos gêneros drama e suspense. “O mockumentary é um falso documentário, realizado para transmitir ao espectador a impressão de que aquilo que se assiste trata-se de uma cena verídica; ao passo que, de fato, trata-se de uma ficção que simula uma captação “real" do cotidiano e que é exibida da maneira mais verossímil possível. Este tipo de produção evidencia aspectos de registro e/ou amadores na estética de seus filmes, valendo-se de imagens mal enquadradas e ruidosas, constantes trepidações, som distorcido e outros elementos que comumente são considerados como prejudiciais à “boa forma” da imagem cinematográfica. Associado a isso, a maioria dos mockumentaries também é apresentado como found footages, ou seja, como filmes de “imagens encontradas”. Este estilo, mais narrativo que estético, propõe que todo o registro anteriormente realizado por um cinegrafista amador foi perdido e, tempos depois, encontrado e montado de forma cinematográfica. A premissa destes estilos são registros amadores ou documentais que captaram imagens de algum importante ou interessante evento e agora são compartilhadas com o público”, revela Pedrosa.

#ninfabebê tenta desconstruir algumas característica marcantes nestes estilos de produção, ao passo que apresenta uma nova visão sobre a captação amadora de imagens em face da onipresença dos dispositivos tecnológicos em rede na trama social. Todo o longa se dará a partir da visão da câmera de vídeo de um único aparelho celular, que será manuseado pelos protagonistas e antagonistas do filme. Neste aparelho haverá um aplicativo (fictício - concebido exclusivamente para este longa) que possui a função de mesclar a gravação de imagens captadas in loco e ao vivo com a interação com outros apps. Desta forma, ao mesmo tempo em que os espectadores acompanharão o cotidiano das personagens, toda a interação destas personagens com os aplicativos do dispositivo (chamadas de áudio e vídeo, chats, redes sociais, fotos, vídeos, música, compartilhamento de geo-localização, notificações, entre outros) serão exibidos concomitantemente às imagens captadas.

O longa #ninfabebê foi aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura, uma das maiores ações realizadas pela Fundação Cultural de Uberaba. O Fundo Municipal de Cultura é um mecanismo de política pública que proporciona a concessão de incentivos financeiros a pessoas físicas residentes no município para a realização de projetos culturais. O edital foi lançado em 2015 e 13 projetos foram aprovados, a maioria já executados. Foram disponibilizados R$ 200 mil para financiamento de projetos culturais. Para este ano está previsto novo edital, no valor de R$ 300 mil.

Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar